Máquinas

Construir uma casa, centro comercial ou empreendimento requer diversos cuidados especiais, no que se refere à elaboração do projeto, tipo de maquinário utilizado e à segurança dos funcionários.

Muitas pessoas, ao optarem pela agilidade na entrega acabam contratando uma construtora, que é uma empresa responsável por construir empreendimentos e que se preocupa com a segurança da realização da obra.

As máquinas utilizadas na construção civil

Para que a construção fique pronta, muitos equipamentos são utilizados visando facilitar esse processo, otimizar o tempo de construção e ainda, trazer mais precisão aos procedimentos necessários.

Por exemplo, logo no processo inicial da obra, ocorre o procedimento de terraplanagem, que se refere ao nivelamento do terreno.

É por meio do uso de escavadeiras e caminhão munck, que toneladas de terra são retiradas e o terreno recebe um rolo compactador que atua nivelando o local, para que ele esteja pronto para construção.

Nesse processo, é comum ver também o uso da betoneira, máquina que atua na mistura do cimento, com areia, água e outros materiais, visando obter concreto de forma mais rápida.

É comum ter furadeiras, andaimes, que ajudam de forma versátil, o suporte de estruturas e ainda contribuem para elevação de alguns objetos e funcionários. O uso de conversor também pode ser feito, principalmente no momento da instalação da parte elétrica do local.

Outro material bastante comum em uma obra é utilizar uma empilhadeira. A empilhadeira é um equipamento disponível no mercado em vários formatos, que atua na movimentação tanto vertical como horizontal, elevando pesos, que seriam difíceis de erguer na força humana.

Para manusear esse equipamento é necessário que o profissional seja capacitado, e possua como formação o curso de empilhadeira.

Para realizar esse curso, a pessoa deve ter pelo menos o ensino fundamental completo e carteira nacional de habilitação na categoria B, que é a permissão para dirigir carros.

Nesse curso, o aluno aprende os princípios básicos da empilhadeira, de como funciona a Transmissão de empilhadeira e como dirigi-la.

É fundamental que as empresas que contratarão um operador de empilhadeira, se certifiquem que o mesmo possui a formação e certificação recomendadas, para evitar futuros acidentes de trabalho e multas para a empresa.

A importância da segurança do trabalho em uma construção

Como citamos, o uso de materiais e maquinas é muito comum em uma construção civil e exige a presença de profissionais qualificados para operá-las e realizar a construção.

Para se certificar de que isso ocorrerá de forma segura e responsável, nas empresas existem o setor responsável pela Segurança do Trabalho, que geralmente é supervisionado pelo SESMET- Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Esse setor atua:

  • Com o objetivo de preservar a integridade dos trabalhadores;
  • Evitando acidentes de trabalho;
  • Realizando a entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI´s);
  • Fazendo com que o funcionário se sinta protegido e importante para a empresa.

Esse setor atua na fiscalização do serviço que os funcionários estão realizando, suas condições de trabalho, o uso de equipamentos de segurança, para garantir que acidentes não ocorrerão no processo de construção.

Cuidados como esse são fundamentais para garantir uma boa imagem para a empresa e trazer maior confiança e credibilidade diante dos funcionários e clientes.

Além desse setor, existem normas e regras de segurança que estão em vigência e que ajudam a regulamentar o tipo de serviço realizado.

A NR 12: Você já ouviu falar?

Um dos detalhes importantes em uma construção, se refere à Proteção de maquinas e equipamentos nr12.

Essa norma de regulamentação visa garantir e estabelecer normas em relação ao uso de máquinas por funcionários, com o objetivo de garantir que acidentes não acontecerão no decorrer da obra, por conta do manuseio incorreto de maquinário ou por panes e defeitos técnicos.

Ou seja, um dos pilares dessa norma se refere à Proteção de máquinas e estabelecerá normas que garantam seu funcionamento de forma correta, a importância da manutenção preventiva, como ela deve ser operada, qual a exigência e capacitação técnica que a pessoa deve ter para manuseá-la, dentre outros detalhes.

É de extrema importância que a empresa que visa manter a credibilidade dos serviços oferecidos, se preocupe em garantir uma boa estrutura para os funcionários, com equipamentos que funcionem de forma correta e que ofereça segurança.