Máquinas para construção civil e seus detalhes
Seja no início de uma construção ou fazendo uma reforma, as máquinas e equipamentos utilizados a fim de otimizar todo o processo tende a ser grande, variando de locação de martelete a andaimes, lixadeiras e retroescavadeiras.
Possuir as ferramentas adequadas é de suma importância para um trabalho eficaz. Entretanto, nem sempre possui-se as condições necessárias para adquirir todos os itens que se precisa, já que além de um alto investimento, requer uma boa avaliação de custos de manutenção e armazenamento de cada um dos itens.
O aluguel de maquinas para construção civil é uma tendência que vem crescendo cada vez mais e visa oferecer uma solução prática e segura para as construtoras e àqueles que desejam realizar melhorias em sua própria residência.
As principais vantagens na locação desses equipamentos consistem na escolha do equipamento ideal, redução de riscos e custos ao comprar um maquinário, assessoria técnica e manutenção especializada nos aparelhos e aumento da produtividade.
Com relação às vantagens da locação de máquinas para construção civil, a economia se destaca.
Isso porque, independente do tempo de uso de cada equipamento, tem uma diminuição significativa em relação aos investimentos necessários para a compra destes itens, resultando no corte de custos desnecessários e gerando o lucro.
Em diversas situações o valor pago pelo aluguel de betoneira, ou quaisquer outros maquinários, acaba sendo inferior ao investimento que se faz para que sejam adquiridos os mesmo equipamentos, além de eliminar as despesas que se fazem necessárias com a manutenção e armazenamentos.
Isso sem mencionar as obrigações fiscais determinadas para tal aquisição das mercadorias.
Uma outra vantagem consiste em poder escolher o maquinário adequado para cada uma das situações existentes em uma obra, além de contar com tudo o que há de mais novo e moderno disponível no mercado.
Pode-se ainda fazer uma solicitação dos itens, caso estes não se adequem às situações da obra, de modo a evitar atrasos no cronograma.
Ao comprar os itens voltados para a construção, é possível que algumas desvantagens sejam encontradas, tais como despesas com inspeção, transporte e logística, além do risco de que estas permanecem inativas por muito tempo, conforme o cronograma da obra.
Tais aspectos podem resultar em alguns problemas na funcionalidade dos equipamentos. Um outro fator que deve ser apontado é o pagamento de impostos.
Por outro lado, ao locar os equipamentos custo pode ser realizado por meio do imposto de renda, tornando esta uma boa vantagem para a construtora e para o profissional.
É extremamente comum que os equipamentos e máquinas venham a danificar com o tempo ou má utilização, o que afeta de modo prejudicial o planejamento da obra e coloca a segurança dos funcionários e habitantes do local em risco.
Ao realizar a locação, torna-se possível contar com uma equipe especializada no segmento e solicitar a troca do equipamento caso ocorram problemas técnicos.
A utilização de maquinários modernos e aparelhos específicos para cada uma das etapas do processo visa aumentar e otimizar a produtividade e o cronograma sem que haja descuido das normas determinadas, sendo possível aumentar o rendimento do trabalho.
Alguns dos equipamentos disponíveis para locação
Com as inúmeras vantagens citadas, pode-se constatar que a locação tem sido uma prática bastante procurada no meio da construção civil. Entretanto, deve-se escolher uma empresa de confiança para que não haja problemas ao optar pelo serviço.
De modo geral, ficam disponíveis equipamentos como:
- Andaime;
- Concretagem;
- Compressores;
- Equipamentos para compactação e elevação;
- EPIs;
- Ferramentas para jardinagem e limpeza, entre muitos outros.
O que é pavimentação em uma construção?
O termo significa o processo de revestir um chão por meio de uma cobertura. Na engenharia, constitui uma espécie de base, na posição horizontal, composta por outras camadas, o que aumenta sua durabilidade e facilita o fluxo de pedestres que transitam pelo ambiente.
O método visa elaborar o processo levando em consideração as variáveis apresentadas naquele terreno, como o clima e o fluxo de pessoas que transitarão pelo espaço, além de outras situações pertinentes.
Deve-se considerar também possíveis impactos que podem ser causados e uma deterioração que corre de forma natural na superfície.
Apesar de ser um ato comum relacionar o método ao asfalto, o termo pode vir a designar também modelos de coberturas no solo para pedestres, como pisos interiores e calçamentos.
Os modelos flexíveis, por exemplo, pode vir apresentar fissuras por conta de um uso inadequado ou em decorrência de imperfeições presentes na base.
De qualquer forma, o desgaste natural faz com que o pavimento acabe perdendo seu aspecto original e para evitar que isso ocorra em um curto prazo, recomenda-se contratar uma boa empresa de pavimentação.