construção

Uma construção civil é composta por inúmeros tipos de processos, que vão desde a atenção a edificação em si como no entorno, principalmente, quando falamos de bairros planejados que precisam de quebra mola placa e sinalizações.

No entanto, para que essa construção seja feita é preciso muito planejamento e também atenção nos materiais e processos que são usados.

Para certos tipos de construção há materiais específicos, para outros há processos diferentes e assim por diante.

Neste artigo abordaremos sobre alguns tipos de materiais que podem ser usados nas construções, seja para compor a escada em aço corten, seja para colocação de pisos e outros aspectos.

Além de abordar a necessidade do uso de locação de equipamentos.

Os materiais usados na construção

A construção não aparece do nada, ao contrário, para que ela seja colocada em prática além de um bom planejamento é preciso que sejam usados os chamados materiais para construção.

Os materiais de construção são portanto os insumos usados para trazer à realidade o projeto, seja ele:

  • Reformas em casas;

  • Prédios;

  • Estradas;

  • Pontes.

Os materiais, sejam pisos externos, internos ou outro tipo podem ser tanto materiais que são adquiridos na natureza, como areia, pedra e água.

Assim como os que são resultados de um processo industrial, como cimento, tábuas de madeiras, tubos e conexões e muito mais.

Os materiais de construção também podem ser divididos quanto a suas funções.

Existem três grandes tipos de funções nos materiais como os materiais de vedação, que tem como objetivo fechar os ambientes, como os tijolos as portas e as janelas.

Os materiais de proteção que permitem que a obra tenha maior durabilidade e estão presentes nas partes finais do canteiro de obras. São eles os pisos, os revestimentos e as tintas.

O terceiro grupo fica a cargo de por suportar os carregamentos da edificação e transferi-los para o solo.

São os chamados materiais estruturais e estão inclusos aqui as armações de aço, os blocos estruturais e também as estruturas metálicas.

No tópico abaixo falaremos sobre três tipos de materiais muito usados na construção.

3 materiais de construção mais usados

Existem muitos materiais de construção que são usados em uma obra. Abaixo falaremos sobre alguns que estão presentes na maior parte dos processos.

O primeiro: cimento

O cimento é um material que é chamado tecnicamente de aglomerante ativo e hidráulico. É obtido a partir do cozimento de diversos tipos de calcários, sejam naturais ou artificiais.

Esse tipo de aglomerante foi desenvolvido por Joseph Aspdin em 1824 em Portland.

Sua invenção se tornou um dos produtos mais usados na construção civil e está presente na fabricação de concreto, sendo usado nas fundações, estrutura metálica e no assentamento de blocos e revestimentos.

O segundo: concreto

O concreto é um material que é fabricado no canteiro de obras ou comprado pronto. É um tipo de massa que é feito com cimento, água, areia, pedra brita e aditivos.

São usados em todos os tipos de obras, até mesmo as que usam o steel frame. É usado em muitos processos desde a fabricação de calçadas até grandes construções.

O terceiro: tijolos cerâmicos

Por fim, temos os tijolos cerâmicos que são usados para vedação das estruturas. São feitos de argila e tem uma forma de paralelepípedo.

São usados na construção de casas, ou então em forma estrutural em bancadas, muros e muitos outros modelos.

Os revestimentos

Uma das grandes variedades nos materiais de uma construção está no que chamamos de material de revestimento ou mais popularmente conhecido como revestimento.

Assim como, uma cancela para porta permite mais segurança, estes materiais garantem a durabilidade das paredes e pisos.

Além disso, possuem uma função estética, a de tornar o ambiente mais agradável visualmente e por conta disso possuem uma série de tipos e subtipos. Neste tópico falaremos sobre alguns modelos de pisos existentes.

O primeiro é os pisos de cerâmica. São os mais usados e encontrados em muitos tamanhos além de possuir texturas, qualidades e preços bem diferentes.

O porcelanato possui muitos tipos de acabamentos como os semi-polidos, polidos e rústicos. Além disso, possui muitos tipos de texturas, principalmente, imitando madeira, sendo altamente usado.

Além desses há os pisos laminados de madeira, granito, mármore e vinílico.

Portanto, vimos que uma construção é composta de muitos materiais e que todos eles são essenciais para a execução de um projeto único e durável.