Materiais elétricos indispensáveis na construção
O ramo da construção civil precisa contar com diversos equipamentos e ferramentas. São muitos materiais elétricos necessários que auxiliam o dia a dia nos canteiros de obras, desde pinos extratores até Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Assim, os materiais elétricos não ficam fora dessa lista. Aliás, os materiais elétricos são extremamente importantes, já que muitos dos equipamentos precisam de energia para funcionar.
Mas para que esses materiais estejam dentro dos parâmetros, eles precisam ser certificados pelo Inmetro. Dessa forma, cabos, conectores e fios elétricos precisam ser analisados e checados antes de qualquer instalação.
Para entendermos um pouco mais sobre o que cada equipamento faz, trouxemos uma lista daqueles que são indispensáveis.
1. Isolador Elétrico
Responsáveis pelo isolamento de energia entre a ferramenta e a terra, o isolador elétrico também proporciona a sustentação de fios e cabos da rede elétrica.
Normalmente, são feitos com porcelana, por isso, seu custo é baixo. São materiais extremamente importantes. Caso sofram algum dano, podem causar interrupções de energia elétrica e, consequentemente, paralisação dos trabalhos.
Assim, é necessário, também, manutenções preventivas. Uma das ações que está dentro das manutenções são as lavagens desse material.
Alguns outros materiais que são isolantes elétricos são:
- Vidro;
- Borracha;
- Silicone;
- Óleo;
- Água pura deionizada.
2. Disjuntores elétricos
Os disjuntores são o ponto de partida das instalações elétricas. Ou seja, são tipos de interruptores que protegem a rede elétrica de um local.
Quando ligado, permite que a corrente passe por ele. Porém, quando detecta uma sobrecarga, desliga-se automaticamente. É um item essencial para todos os locais que possuem essas instalações. São normalmente encontrados em quadros de distribuição.
Uma técnica realizada para que não haja sobrecarga elétrica provinda de equipamentos é o “efeito mola“. Assim, a conexão elétrica se dilata e se retrai acompanhando o funcionamento da máquina.
Existem diversos tipos de disjuntores: monopolar, bipolar, tripolar, magnético, térmico e termomagnético. A escolha de cada um dependerá de sua finalidade e capacidade.
3. Iluminação
Todo canteiro de obras precisa de um ponto de iluminação, seja ele por lampada de LED ou fluorescente. Talvez, essa seja uma das questões elétricas mais importantes quando falamos de construção civil.
Isso porque muitas construções continuam quando a noite surge. Assim, ter uma torre de iluminação, com fonte para LED, é essencial para evitar acidentes e facilitar os trabalhos.
Existem algumas obras, inclusive, que precisam ser feitas com urgência e pressa. Por conta disso, acabam precisando trabalhar dia e noite, momento em que a iluminação acaba sendo bastante necessária.
Outra vantagem da iluminação no canteiro de obras é a facilidade com que o transporte de materiais e ferramentas será realizado. Isso acaba, portanto, acelerando o trabalho e fazendo com que fique com mais qualidade.
4. Geradores de energia elétricos
Para que tudo isso seja possível, é preciso que haja geradores de energia nos canteiros de obras, principalmente em locais mais afastados da zona urbana.
Normalmente, são geradores a diesel, que acabam oferecendo energia ininterrupta. Também são muito utilizados em eventos grandes, como shows, festas de formatura e casamentos.
Não são só os equipamentos que necessitam da energia que provém do gerador. Muitas vezes, canteiros de obras contam com escritórios, almoxarifados, banheiros e cozinhas. Sendo assim, é preciso que toda essa estrutura esteja apta a receber a energia correta.
Além disso, energias vindas de geradores são energias seguras e regulares.
Quando esse não é o caso, ou seja, quando a utilização de energia acontece de forma irregular, acidentes como curtos circuitos e desgastes nos equipamentos podem acontecer e prejudicar todo o dia a dia do trabalho. Inclusive, dependendo do tamanho da obra, pode-se usar mais do que um gerador.
Ele funciona por meio da queima de combustíveis internos. Isso gera energia, que é transferida para os locais desejados. Além disso, o gerador possui um motor, que pode ser acionado por meio de energia elétrica ou à diesel.
Para saber qual tipo de gerador é o melhor, é preciso que um técnico especializado analise a situação. Assim, não haverá nenhum risco de faltar energia em momentos errados.
Deu para perceber o quanto os equipamentos elétricos são importantes para o dia a dia da construção civil? São tantas utilidades e necessidades que acabamos nem percebendo.
Não citamos, inclusive, nenhum equipamento de produção direta que utilize energia, mas também são diversos e extremamente necessários. Porém, esse é um assunto para um próximo artigo.