Materiais elétricos mais conhecidos na obra
A construção civil é um elemento muito importante para o nosso mundo. Isso porque, é com esse ramo e seus materiais que podemos conquistar o sonho da casa própria, de ter um negócio próprio e também de trabalhar, viajar e passear em grandes estradas. Afinal ele é o responsável por essas estruturas.
Ou seja, sem ela, dificilmente nossa sociedade seria tão desenvolvida e, claro, facilidades com as quais já estamos acostumados a ter diariamente em nossas rotinas não existiriam.
No entanto, dentro desse meio, há muitos serviços com variados focos e necessidades e todos eles são extremamente necessários para que o trabalho de uma obra seja feito de forma completa e segura.
Justamente por isso, esse texto abordará mais detalhadamente sobre um dos aspectos principais de qualquer projeto construtivo que é a energia, materiais elétricos e quais são os mais usados.
Acompanhe este artigo e saiba mais como escolher os elementos corretos para sua obra de forma segura, sem que cometa enganos ou erros, fazendo com que perca dinheiro.
Cordoalha e sua versatilidade
Dentro desse meio elétrico, há diversos serviços e componentes que podem ser usados de formas versáteis e em muitas opções diferenciadas. Um deles é a cordoalha de cobre, que é uma peça eletroeletrônica.
De modo geral, pode-se encontrá-la nos mais diversos materiais e formatos e sua função é ajudar nas soluções de problemas relacionados a instalações elétricas. Apesar de haver muitas matérias-primas, a de cobre é realmente a mais usada.
Ela possui um formato de barra pequena e flexível, têm terminais estanhados e conduz eletricidade de um ponto para o outro. Outras características e vantagens sobre esse elemento são:
- Segurança;
- Peça com grande produtividade;
- Qualidade de funcionamento;
- Junção para todos os tipos de encaixe;
- Ajuda em serviços simples e também complexos;
- Ótimo desempenho no mercado.
Com esse componente, que pode ser visto com uma peça pequena, é possível engrandecer todos os processos em que é envolvido e ainda trazer uma qualidade em suas ligações elétricas e funcionamento como um todo.
Resistência
Outro pequeno elemento que tem grande utilidade é a resistência tubular, que é utilizada principalmente no meio industrial para aquecer líquidos e transferir o calor para o produto por meio do ar e também de outros tipos de aplicações.
Ela é feita em ferro, cobre, latão e inox, e deve ser feita perante encomendas, pois sua produção é sob medida e cada desenho possui suas características para cada cliente e necessidade.
Sua composição acopla também mola na montagem, um enorme padrão de qualidade e temperatura máxima de trabalho contínuo, com picos, densidade e tensões, além de comprimentos, isolação e, claro, normas técnicas aplicadas.
Led
Sabemos que a lâmpada do momento é a lampada de led. Chamada também de diodo emissor de luz, esse tipo de peça possui uma enorme potência e uma economia de até 80% relacionada as lâmpadas tradicionais.
Sua vida útil é muito longa e seu desempenho de iluminação é sempre muito perceptível, sendo superior aos outros tipos, como as incandescentes e também as fluorescentes.
Com mais de 50 mil horas de uso possíveis, há diversos modelos, porém para uma obra, seja ela industrial ou residencial, o mais procurado hoje é a lâmpada t10, que são tubulares e possuem um diâmetro diferenciado que alcança uma maior parte do ambiente.
Podemos observar esse tipo de modelo sempre em escritórios ou locais que tentam se modernizar e deixar o ambiente o mais diferenciado possível, fugindo do óbvio e de qualquer tipo de lâmpada circular e pequena.
Conexões
Por fim, falaremos sobre os conectores, que são dispositivos que efetuam ligações entre um ponto ou mais, quando é necessária a comunicação de sinais, energia e eletricidade, como entre um computador e um tipo de periférico.
Ou seja, esse material é formado por pelo menos duas partes que são presas em um objeto, seja um cabo ou algo mais rígido. Elas possuem a conexão entre um pino ou um soquete e um plugue, que ajudam a proporcionar a condutividade elétrica de modo que tudo funcione.
Dentro desse assunto há diversos tipos de peças que fazem um trabalho diferenciado em cada modelo de equipamentos, porém o mais conhecido é o RCA, que é o que proporciona o funcionamento de aparelhos tecnológicos.
Eles possuem diversos tamanhos e formatos e podem ser usados em residências como para locais que necessitam de mais qualidade e profissionalismo, podendo se tornar cabos e elementos maiores.
Esses são os materiais mais utilizados quando falamos sobre elétrica, seja aonde for, em casas, indústrias ou outros ambientes.