Materiais elétricos: o que é preciso saber?
Os trabalhos na construção civil demandam um aprofundamento constante dos profissionais, que precisam se atualizar periodicamente, como forma de garantir soluções modernas e eficientes para cada um de seus trabalhos, como em materiais elétricos.
Além disso, o ramo da construção é extremamente amplo e, por vezes, é necessário contratar mão de obra especializada para a realização de projetos, ainda mais, quando envolve o uso de materiais elétricos.
Os materiais elétricos são todos os tipos de fios, cabos, eletrodutos, disjuntores, interruptores, conectores, tomadas, lâmpadas e outras peças que atuam a transmissão de energia elétrica da concessionária para o interior do imóvel.
Ou seja, eles são indispensáveis para os dias de hoje, pois grande parte de todos os sistemas é operado por meio da eletricidade. Sendo assim, os materiais elétricos consistem em componentes dos circuitos de distribuição energética e, por esse motivo, devem ser planejados dentro do projeto da construção.
Nesse contexto, os profissionais da construção civil trabalham ao lado de eletricistas e engenheiros especializados, que dominam as formas de conectar e instalar os materiais elétricos, da forma mais segura possível.
Afinal, além da eficiência, é indispensável que todas as peças elétricas estejam devidamente protegidas, para evitar quaisquer acidentes envolvendo eletricidade.
Tipos de materiais elétricos: as melhores lâmpadas para imóveis
As lâmpadas se destacam como os principais materiais elétricos de uma construção. Atualmente, existem vários modelos no mercado, que se adéquam às necessidades de cada ambiente, bem como aos desejos do proprietário.
Uma das mais usadas é a lampada de led (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz), de alta tecnologia. Entre as vantagens das lâmpadas de LED, encontram-se:
- Redução de até 80% dos custos com energia elétrica;
- Boa capacidade de produção de luz;
- Longa vida útil, em comparação com outras lâmpadas;
- Não têm emissão de radiação ultravioleta;
- Baixa irradiação térmica;
- Baixa voltagem de operação.
Além disso, vale ressaltar que existem diversos modelos das lâmpadas LED, com design inovador e moderno. É o caso, por exemplo, da lâmpada led ar70, que tem uma estrutura formada pela combinação de um LED com um refletor de alumínio.
Dessa forma, o componente pode ser usado embutido em armários ou tetos, dando um toque de sofisticação ao ambiente. Outra possibilidade de instalação desse modelo de lâmpada LED é acima de quadros, espelhos e expositores, para dar um destaque maior ao objeto.
Outros tipos de materiais elétricos usados na construção civil
Fora as lâmpadas, é preciso ter atenção com outros componentes elétricos dentro da construção civil. Entre eles, a cordoalha para aterramento.
Bastante parecida com um cabo de aço, a peça é essencial para a segurança dos sistemas elétricos, pois evita danos nas peças e choques elétricos, que pode ocorrer por conta de tensões de transientes de tensão e contato com os sistemas de tensão.
Apesar de não possuir energia elétrica, a cordoalha permite um aterramento seguro, atuando na dissipação eficaz da corrente elétrica. Portanto, em toda a rede de energia elétrica, é imprescindível a projeção de uso das cordoalhas, para reduzir as chances de acidentes envolvendo eletricidade, com maior proteção patrimonial e pessoal.
Em alguns casos, pode ser necessário conformar componentes especiais para as redes de eletricidade. Assim, os profissionais devem contar com o bico quente para moldes, que é um equipamento capaz de transformar e moldar peças diversas, incluindo os materiais elétricos.
Desse modo, tem-se um componente totalmente personalizado, feito de acordo com as especificações do projeto, para um ambiente ainda mais seguro.
Os bicos quentes também são capazes de realizar a injeção em moldes com uma ou mais cavidades, bem como em moldes para a eliminação do canal principal. Assim, esses equipamentos têm a função de transferir o polímero plastificado do cilindro, que está contido na máquina injetora, para dentro da cavidade, por meio de um canal direto.
Finalmente, não se pode esquecer dos demais componentes de materiais elétricos, que dizem respeito a mola, disjuntores, cabos e eletrodutos.
Cada um dessas peças possui uma função específica, mas a principal função, conforme mencionado anteriormente, é atuar na distribuição de energia elétrica dentro do imóvel.
Por esse motivo, todas as peças devem estar em boas condições de funcionamento e, além disso, a instalação dos materiais elétricos deve ser feita em conformidade com as recomendações das normas técnicas e demais legislações vigentes, para evitar danos e acidentes.