altura

Trabalhar em altura é uma das tarefas mais arriscadas no mundo das profissões. Casos comuns incluem quedas de escadas e de superfícies frágeis.

Então, se você trabalha em altura todos os dias ou apenas de vez em quando, seu foco de segurança durante esses momentos é de extrema importância.

Todo cuidado é pouco quando se trata da segurança nesse ambiente de trabalho. Uma queda pode causar sérios danos à saúde do funcionário e prejudicará a imagem da empresa. Por isso, você deve estar preparado para proteger seus funcionários no que diz respeito às funções deles.

Confira, a seguir, como os empregadores podem tomar medidas simples e práticas para reduzir o risco de queda de qualquer um dos trabalhadores enquanto eles trabalham em altura:

  • Instale corrimões;
  • Selecione o EPI adequado, como capacete;
  • Inspecione seu EPI regularmente;
  • Assegure a seleção do ponto de ancoragem aceitável;
  • Assegure-se de selecionar os melhores meios de trabalhar em altura;
  • Use escadas corretamente;
  • Conheça os regulamentos;
  • Assegure o uso adequado dos elevadores.

Quais cuidados tomar no trabalho em altura?

Você deve garantir que o trabalho seja planejado, supervisionado e executado adequadamente por pessoas competentes e profissionais, com o conhecimento e a experiência para realizar o trabalho. Você deve usar o tipo certo de equipamento para trabalhar em altura.

Tome uma abordagem precavida ao adotar cuidados em todos os sentidos, como uso de protetor auditivo de inserção em atividades em altura em lugares com barulho de fábrica, por exemplo.

Tarefas relativamente simples e de baixo risco exigirão menos esforços quando se trata de planejamento, mas a segurança dos empregados continua uma prioridade.

Quais são as medidas de controle?

Primeiro avalie os riscos. Os fatores a serem pesados ​​incluem a altura da tarefa, a duração e a frequência, assim como a condição da superfície em que está sendo trabalhada.

Antes de trabalhar no trabalho de altura, siga estas etapas simples:

  • Evite quedas usando um local de trabalho existente que já seja seguro;
  • Utilize equipamentos como cordas para ancoragem e protetor auricular;
  • Minimize a possibilidade e as consequências de uma queda;
  • Use o tipo certo de equipamento onde o risco não pode ser eliminado;
  • Use proteção coletiva antes da proteção individual.

A proteção coletiva é um conjunto de equipamentos como corrimãos permanentes ou temporários, elevadores de tesoura e andaimes de torre. Por isso, a fabrica de capacetes de segurança deve fornecer equipamentos para todos, sem distinção.

A proteção pessoal é um conjunto de equipamentos como cinto de segurança com um talabarte de absorção de energia e um ponto de ancoragem adequado.

Quando o trabalho em altura é necessário?

O trabalho em altura garante que os trabalhadores possam chegar com segurança em locais de difícil acesso. Utilizando o equipamento adequado, estável e forte o suficiente para o trabalho, mantido e verificado regularmente, os riscos são minimizados.

Para tanto, tome precauções ao trabalhar em superfícies frágeis ou perto delas, forneça proteção contra queda de objetos e considere procedimentos de evacuação e salvamento de emergência.

Para evitar acidentes, evite escadas de sobrecarga. Considere os equipamentos de segurança para trabalho em altura ou materiais que os trabalhadores estão transportando antes de trabalhar em altura.

Verifique o pictograma ou rótulo na escada para obter informações e fique atento ao sobrealcance em escadas ou degraus.

Além disso, nunca encoste uma escada contra superfícies superiores fracas, por exemplo, calhas de vidro ou de plástico. Não use escadas comuns para tarefas pesadas, use-as apenas para trabalhos leves e rápidos.

E o mais importante, nunca deixe alguém que não é apto (que não tem as habilidades, conhecimentos técnicos e experiência na área) trabalhar em altura.

Enfim, se você quiser que seus funcionários trabalhem com segurança, eles devem ser devidamente treinados.

Não apenas o treinamento é exigido por lei, mas também há muito espaço para erros e confusão quando se trata de uma pessoa sem o conhecimento adequado tentando se proteger em altura.

Então, muna seus funcionários com o conhecimento de que eles precisam para se manterem seguros e precavidos. Trabalhar com segurança nas alturas não vem por acaso, é exigido muito preparo e conhecimento. Não é algo espontâneo.

Trabalhar com segurança nas alturas requer preparação, educação e determinação. Quando se trata de proteção contra quedas, todo cuidado é pouco. Pense nisso!