construção

Obter o devido licenciamento ambiental para a atuação adequada e sustentável é uma obrigação de todo tipo de projeto executado dentro do setor da construção civil, garantindo a preservação de todas as formas de vida e evitando que as populações sejam afetadas pela ação construtiva.

Além disso, esse tipo de exigência também está diretamente relacionada com a conservação do meio ambiente, protegendo a fauna, a flora e todo o ecossistema presente em um determinado local. É nesse contexto que as construtoras devem estar sempre atentas às obrigações ambientais, além das normas vigentes nesse sentido.

Mas quais são os procedimentos que podem e devem ser feitos quando estamos falando do impactos de procedimentos construtivos no meio ambiente e na qualidade de vida dos seres humanos?

No artigo que você confere a seguir, fique por dentro de algumas informações indispensáveis quando o assunto é engenharia ambiental.

Laudos

Os laudos são procedimentos extremamente importantes para que seja possível realizar a verificação de uma série de dados sobre determinado terreno, garantindo que a atuação da construção civil não interfira de forma negativa nesse espaço. Por isso, existem diferentes tipos de laudo e cada um deles é voltado para uma área específica da análise.

No caso do laudo de caracterização de vegetação, por exemplo, estamos falando do resultado de uma série de avaliações e estudos que a finalidade é realizar a identificação de espécie de flora presentes no local onde a obra terá andamento.

Assim, é possível conhecer não só as espécie vegetais como também o estado de conservação da vegetação naquele local.

É por meio da apresentação desse laudo, que pode ser chamada também de inventário fitossociológico, que as entidades destinadas à preservação do meio ambiente podem avaliar todo tipo de solicitação relacionada com a supressão de espécie da vegetação local.

Existem percentuais de desmatamento, por exemplo, que não podem ser ultrapassado, de modo que uma intervenção ambiental pode ser necessária em diversos casos.

Relatórios

Os relatórios são documento que definem de forma específica e por meio da aplicação de metodologias especializadas quais são as conclusões obtidas pelos órgãos de análise após verificar as condições e o estado de um determinado ambiente.

Levando em conta as espécie de fauna e de flora que ali habitam e também o impacto da atividade construtiva na qualidade de vida humana.

Desse modo, o chamado relatório de impacto ambiental é de extrema importância e deve ser produzido de forma clara, concisa e objetiva.

Possibilitando que todos os dados sejam passíveis de compreensão por meio de ilustrações, mapas, quadros, gráficos e demais recursos de comunicação visual que possam auxiliar na explicação dos resultados obtidos.

Entre os variados itens que devem constar nesse relatório, podemos destacar os objetivos e as justificativas do projeto estar sendo feito e qual a sua relação com os planos governamentais, bem como com as políticas setoriais em questão.

Outra questão que não pode ficar de fora desse relatório, que é também conhecido pela sua abreviatura RIMA, é a descrição tecnológica do projeto, apontando matérias primas, fontes de energia e resíduos, por exemplo.

Mas não é só isso. Alguns dos itens que devem fazer parte do RIMA são:

  • Síntese do diagnóstico ambiental;
  • Descrição dos prováveis impactos;
  • Descrição dos métodos aplicados;
  • Programa de acompanhamento;
  • Conclusão e apontamentos gerais.

Sondagem em construção

A análise do solo é uma atividade importante muito antes da obra começar, motivo pelo qual o setor da construção civil conta constantemente com profissionais da topografia, que é a área especializada na observação das características de um terreno.

Para isso, é necessário não só que haja uma equipe dedicada e capacitada para a análise dos resultados como também para a aplicação de métodos e sistemas capazes de coletar amostrar de forma eficaz e segura.

Nesse contexto, as sondagens são absolutamente importantes para a detecção de dados e informações cruciais sobre o solo onde será levantada a edificação.

Dentre os diferentes tipos existentes, a chamada sondagem SPT é uma das mais praticada pelo setor da construção civil por ser destinada especialmente à caracterização do solo para que seja possível dar início a uma obra. O processo é feito a partir da medição da resistência de uma camada do solo.

O mais importante é garantir que todas as demandas de conservação e preservação ambiental sejam devidamente seguidas, promovendo mais segurança e, claro, uma atuação sustentável e a favor da vida.