Métodos de demolição para estruturas de construção
Como é conhecido, cada projeto de edifício tem uma vida útil na construção civil, período em que é considerado seguro para ocupação. Este período pode ser aumentado se as manutenções regulares forem feitas com responsabilidade.
Pode haver várias razões para a demolição de um edifício: quando estruturas antigas devem ser substituídas por novas; quando a estrutura perdeu sua estabilidade ou teve algum dano estrutural; quando pequenas estruturas são demolidas para construir grandes estruturas, etc.
Etapas da demolição para construção civil
A demolição de prédios é o processo de desmantelamento ou destruição de uma estrutura após a sua vida útil por métodos pré-planejados e controlados. Diferentes etapas estão envolvidas no processo de demolição de estruturas de construção que são:
- Agrimensura;
- Remoção de materiais perigosos;
- Preparação do plano de demolição;
- Medidas de segurança;
- Estudo de diferentes parâmetros da estrutura e seu entorno.
A presença de águas residuais, materiais perigosos, questões decorrentes de produtos químicos tóxicos, inflamáveis ou explosivos e materiais radioativos sempre devem ser levados em consideração em um plano de demolição. Deve-se levar em conta, ainda:.
- Condições de drenagem e possíveis problemas na poluição da água, inundações e erosão;
- Instalações compartilhadas com edifício adjacente, incluindo escadas comuns e paredes divisórias;
- Condições adjacentes de tráfego de pedestres e veículos;
- A sensibilidade da vizinhança no que diz respeito ao ruído, poeira, vibração e impacto no tráfego.
O sistema estrutural e condições estruturais de porões, tanques subterrâneos ou abóbadas subterrâneas, dizem respeito ao planejamento de demolição estrutural.
Nesse quesito, a empresa de demolição analisa o sistema estrutural original empregado no projeto, a condição do edifício e a remoção de materiais perigosos antes de realizar o procedimento.
Caso materiais perigosos como minerais de amianto, contaminação de petróleo e metais radioativos forem encontrados na investigação do local de demolição, profissionais especializados são chamados para a remoção desses materiais, antes da demolição da estrutura.
Elaboração do plano de demolição de estruturas
Um detalhado plano de demolição é feito pela demolidora em SP, levando-se em consideração os seguintes aspectos:
- A localização do prédio a ser demolido;
- As distâncias do edifício a ser demolido até seus edifícios adjacentes, ruas, estruturas e mobiliário urbano;
- Os sistemas de suporte estrutural do edifício;
- Remoção de vizinhos.
Um plano que mostre todas as medidas de precaução para a proteção do público —incluindo painéis, passarelas cobertas, plataformas de captura, ventiladores, andaimes, telas de proteção e redes de segurança — também é considerado.
Todos os trabalhadores — supervisores locais e engenheiros, incluindo operadores de instalações e equipamentos, como retroescavadeira — são informados sobre os riscos potenciais e o processo de demolição.
Todas as mercadorias que são inflamáveis são removidas do canteiro de obras, a menos que sejam usadas no trabalho envolvido. Todos os materiais inflamáveis, como madeira e combustíveis, são armazenados em instalações adequadas.
Aparelhos de combate a incêndios ficam estacionados no local da demolição até que o processo seja concluído.
Método de demolição não explosivo para construção civil
A demolição de uma estrutura pode ser feita com equipamentos, sem o uso de qualquer explosivo. Equipamentos diferentes usados para a atividade de demolição são
Marretas
É um pequeno martelo de mão usado para a demolição de pequena parede ou coluna única.
Escavadoras e tratores de esteira
Estas são grandes máquinas usadas para demolir a construção de pequenas edificações. São usados para escavação de solo ou transferência de detritos para caminhões, etc.
Bolas de demolição
Edifícios de 6 a 7 andares não podem ser demolido com a ajuda de retroescavadeira. Em tais casos, o guindaste com bola de demolição é usado para realizar a atividade. Essa enorme bola de ferro fica pendurada em uma forte corda de aço.
A bola de aço é, então, puxada e solta em direção ao prédio. Este método não é recomendado em alguns casos, uma vez que a trajetória da esfera de aço não pode ser controlada após atingir a estrutura.
Escavadeiras de alto alcance
Escavadeiras de alto alcance são usadas na demolição de prédios altos nos quais a demolição por explosão não é possível. O edifício de altura de até 91 metros pode ser demolido por este tipo de máquina.
As escavadeiras de alto alcance podem ser usadas para diferentes usos, fazendo alguns anexos, como acessórios de cisalhamento e martelos hidráulicos.
Enfim, existe, ainda a demolição por implosão para todo tipo de construção. Para cada caso existe uma solução para derrubar prédios, estruturas diversas ou casas, que é estudado profundamente por empresas de demolição.