O processo de pavimentação
O processo de pavimentação compondo todos os pavimentos flexíveis é uma das alternativas mais clássicas e usadas no processo de construção e recuperação de vias públicas rurais e urbanas, vicinais e rodovias.
Conforme as informações da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalta (Abeda) as estatísticas apontam em torno de 90% das vias pavimentadas brasileiras com revestimento asfáltico.
O sistema de pavimentação é composto por quatro etapas primordiais: o revestimento de base asfáltica, base, sub-base e o reforço do subleito.
Conforme a intensidade e a maneira de tráfego, do solo e vida útil do planejamento, o revestimento pode ser formado por uma camada de rolamento e camadas que fazem intermédio com os meios de ligação, nas situações mais comuns, é utilizado a camada de mistura asfáltica como revestimento.
Tipos de pavimentação
No processo de pavimentação, esse tipo de obra pode ser composta por maneiras diferentes , cada processo de pavimentação voltado para situações específicas, entre elas:
- Pavimento flexível
- Pavimento rigído
- Pavimento Semirrígido
O Concreto Betuminoso Usinado a Quente é o mais utilizado no Brasil. É um do produto da mistura de agregados de variadas proporções e cimento asfáltico, ambos aquecidos em temperaturas previamente escolhidas, em função do aspecto viscosidade-temperatura do ligante.
Super econômicas, as misturas asfálticas usinadas a frio são recomendadas para revestimento de ruas e estradas de baixo volume de tráfego, ou como uma camada intermediária (com concreto asfáltico superposto) e em operações de conservação e manutenção.
Nessa situação, as soluções podem ser pré-misturadas e necessitam de tratamentos superficiais posteriores.
Informações complementares sobre a pavimentação
Serviços de construção, manutenção e reabilitação viária, também chamado de recapeamento são fundamentais para otimizar a qualidade de vida de toda a população. Entretanto, necessitam ser feitas de forma adequada.
As estradas, ruas e avenidas passam por um meio natural de envelhecimento e desgaste. A deterioração de pavimentos asfálticos formam transtornos a população.
Para melhorar-las, grande parte das vezes realizados serviços sem procedimento técnico apropriado, de resultado final péssimo que dá retrabalho e prejuízos financeiros.
É necessário imaginar a maneira e com que os serviços de pavimentação e recapeamento são feitos em todo o país, tanto no planejamento quanto na execução.
Muitos cuidados devem ser levados em conta no processo de obras simples de pavimentação entre eles:
- A compactação de base
- O material de produção do concreto asfáltico
- A forma adotada de produção do concreto asfáltico
- O cuidado para não usar a mesa compactadora totalmente desregulada
- Observar a falta de nivelamento na pavimentação e corrigir de maneira apropriada
- A Espessura da camada asfáltica deve seguir os padrões corretos
- Observar toda a compatibilidade das obras de drenagem e saneamento