obras

O serviço das construtoras são muito importantes para a criação de imóveis de diversos portes e finalidades. Os profissionais da área, como engenheiros e arquitetos, são os responsáveis por elaborar a planta do imóvel, realizar um planejamento e coordenar o desenvolvimento das obras, até o momento da finalização do projeto.

A escolha de bons materiais para a construção é fundamental para conseguir bons resultados. Por isso, é interessante que a construtora faça um bom investimento na compra de produtos e materiais de qualidade, pois eles ajudam na estruturação do imóvel.

A importância dos investimentos em segurança nas obras

Um ponto relevante em qualquer projeto de obra é a segurança dos funcionários.

O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório para diminuir o risco de acidentes. Isso porque os serviços de construção civil podem oferecer perigos. Mas, com a utilização dos equipamentos adequados, os riscos de eventualidades e possíveis lesões são mais baixos.

Os itens mais utilizados pelos colaboradores no canteiro de obras são o capacete de segurança, luvas, óculos de proteção, máscaras e respiradores, cintos e cabos para serviços em altura, protetores auditivos, botas e roupas especiais.

As atividades em altura precisam de um ponto de ancoragem nr 35, um dispositivo com a função de suportar as forças das quedas durante os trabalhos.

Um sistema integrado consegue manter o funcionário fixo e estável no ponto, graças ao conjunto de cabos, cordas e cintos que também possibilitam o trabalho.

A sustentação fixa é primordial para evitar acidentes e quedas. O ponto de ancoragem é obrigatório durante todo o trabalho, de acordo com a NR 35.

As estruturas do ponto são fixas no canteiro de obras para garantir a proteção dos funcionários. Os instrumentos de proteção que podem ser usados se resumem em cadeira suspensa, escada marinheiro, andaimes e linhas de vida.

Estes equipamentos devem seguir os padrões da NR 35 e NR 18, normas regulamentares que ajudam na segurança dos trabalhadores da construção civil e garantem a seguridade de todos.

Parte estrutural dos imóveis

Definidas as questões de segurança, os funcionários podem iniciar a construção, executando as etapas de infraestrutura, com o desenvolvimento das fundações usando estacas, sapatas, colunas, lajes e escadas no caso da edificação ter vários andares.

As lajes têm uma função primordial na construção, sendo um suporte para as paredes, gerando a cobertura dos tetos e pisos em projetos com vários andares. Uma laje cria um bom isolamento térmico e acústico, deixando os ambientes dos imóveis mais espaçosos.

Existem muitos tipos de lajes que podem ser construídas. Algumas são:

  • Maciça;
  • Nervurada;
  • Treliçada;
  • Pré-fabricadas.

A laje nervurada vão é um tipo maciço feito com nervuras de concreto que são interligadas por uma mesa ou capa de compreensão.

Esta opção utiliza pouco concreto e é ideal para obras com grandes vãos, proporcionando economia e um efeito estético agradável na construção.

Esta laje é indicada para obras de museus, shoppings, rodoviárias, universidades, estacionamentos, mas também pode ser usada em obras residenciais.

As vantagens consistem em sustentabilidade, economia de material, estética diferenciada, otimização de espaço, além de isolamento acústico e térmico de qualidade.

Já uma laje alveolar protendida é outra possibilidade no universo da construção civil. Constituída de produtos pré-fabricados, com painéis de concreto com alvéolos longitudinais, seção transversal e altura constante que reduz o peso da peça, este tipo de laje exige muito cuidado durante a montagem.

Mais ainda, esse item tem excelente resistência mecânica, ótimo custo-benefício e permite a padronização e sustentabilidade na obra.

Instalações elétricas

A compra dos componentes e materiais para a montagem do quadro de distribuição, tomadas e interruptores na obra são essenciais para o funcionamento da eletricidade na edificação.

Investir na aquisição de um protetor de surto eletrico é uma maneira de proteger os equipamentos conectados a uma fonte de alimentação dos surtos que podem danificar os aparelhos.

Os surtos podem vir das descargas atmosféricas, liga/desliga dos aparelhos e manobras de rede.

Usando os DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), o equipamento detecta a presença de sobretensão transitória na rede e faz a drenagem para o sistema de aterramento, evitando problemas.

A lista de materiais para realizar uma excelente instalação e proporcionar um bom aproveitamento da energia elétrica são:

  • Disjuntor dps;
  • Eletrodutos e tubos;
  • Cabos e fios;
  • Caixas de luz;
  • Condulete;
  • Fusíveis;
  • Interruptores e tomadas;
  • Adaptadores;
  • Lâmpadas, luminárias e lustres.

Organização nas obras

Por fim, os serviços de locação de container é uma excelente maneira de alocar os funcionários para as atividades relacionadas a construção, além de ajudar com o armazenamento de materiais, equipamentos e máquinas.

Isso posto, utilizar os equipamentos de segurança é a maneira de conseguir manter a harmonia e desempenhar um serviço de qualidade, proporcionando resultados satisfatórios e de qualidade para os clientes da construtora.