Quais são as opções de cobertura para uma construção?
Cobertura metalica, alumínio ou policarbonato? Qual é a melhor opção de cobertura para uma construção?
Ao longo deste artigo, serão informadas as melhores alternativas para quem procura por durabilidade, custo-benefício e praticidade de instalação.
Durante a construção de um imóvel, muitas coisas são definidas, como os materiais que serão usados, o orçamento total para a obra e o tipo de cobertura que será aplicado naquele local.
Embora essa última questão pareça fácil de ser definida, a maioria das pessoas acabam errando no tipo de material usado no telhado de uma construção.
Abaixo, confira qual é o tipo de telhado ideal para cada obra.
O melhor para prédios residenciais
Os edifícios com fins comerciais ou residenciais, em suma, apresentam uma estética sofisticada e valorizada, principalmente na fachada. Nesse caso, cabe mencionar aquele ditado popular: a primeira impressão é a que fica.
Por conta disso, os arquitetos que projetam esse tipo de construção preferem utilizar esse tipo de cobertura, uma vez que proporciona visual mais atraente e sofisticado para o local.
É algo que realmente chama atenção e ao mesmo tempo possui ótimo custo-benefício para o proprietário da obra.
O projeto pode ser inteiramente feito em estrutura metálica com acabamento de vidro temperado. Conheça algumas das vantagens desse tipo de cobertura:
- Redução no prazo de construção;
- Flexibilidade de instalação;
- Redução no custo da fundação;
- Otimização do local.
Atualmente, o setor da construção civil e arquitetura precisam aproveitar cada centímetro da área útil de uma obra, algo que pode ser possível com a cobertura metálica.
Além de ser altamente durável, a cobertura de aluminio e vidro, em especial na parte metálica, pode ser pintada com a técnica eletrostática, que aumenta a vida útil de objetos metálicos, evitando a corrosão.
Casas e áreas externas
O telhado de alvenaria, conhecido popularmente como laje, sem dúvidas, é o melhor para manter uma residência segura e livre de infiltrações.
Mas, no sentido de áreas externas, como churrasqueiras ou jardins, o ideal é investir na cobertura de policarbonato.
Além de garantir um visual mais arrojado para o ambiente em questão, este tipo de cobertura possui ótima durabilidade é resistente, pois o plástico é muito rígido.
Para ambientes onde a madeira é predominante, o recomendado é que entre boa quantidade de luz em dias mais ensolarados, mas que também fique protegido da chuva, em dias mais frios e chuvosos.
Neste caso, a telha de policarbonato dá conta do recado, uma vez que fornece a proteção adequada, principalmente a locais com mobiliário.
Garagens, comércios e quintais
O toldo retrátil é o mais recomendado para áreas, como garagens, comércios e quintais. Em linhas gerais, este tipo de cobertura é muito flexível, leve e fácil de instalar.
Existem diversas vantagens no uso dos toldos, entre elas, destacam-se o visual moderno e elegante que se adéqua ao ambiente de instalação, como, por exemplo, a vitrine de uma loja.
Além disso, os toldos são comercializados em cores diferentes, combinando ainda mais com o local.
As estruturas dos toldos são de alumínio, que garante maior durabilidade e estabilidade contra possíveis ventanias e fortes chuvas.
A resistência dos toldos costuma agradar bastante a quem opta por esse tipo de cobertura, além de ser fácil para manusear.
No quesito de higiene, a cobertura só necessita de limpeza a cada 90 dias, podendo ser lavada com água e sabão.
Para possíveis manutenções, o tempo estimado é de 60 a 90 dias também.
Como é feita a instalação de cobertura
Assim como foi falado há pouco, os toldos podem ser instalados em ambientes externos, fachadas de lojas, quintais ou jardins.
Geralmente, eles ficam fixados na parede por duas barras. Eles podem ser fixados no teto também, mas vai depender da necessidade do proprietário.
Para definir o tamanho ideal do toldo retrátil, é preciso analisar o ambiente de instalação, desejo do proprietário e sugestões da empresa que vai prestar o serviço de instalação.
Basicamente, os modelos maiores e mais robustos vão precisar de um local maior para ser instalado. Vale o mesmo para toldos medianos e pequenos.
Além disso, existem empresas que produzem toldos de acordo com o tamanho pedido pelo cliente.
Vale salientar que toldos com braço articulado podem ter no máximo 12 metros de largura por 3,5 de projeção.
Afinal, qual é a melhor cobertura?
Levando em consideração o conteúdo aqui apresentado, a melhor cobertura será aquela que mais bem se encaixa no orçamento da obra em conjunto com a necessidade.
Portanto, o recomendado é pesquisar, definir valores e contratar o melhor serviço para a situação.