Para raios e projeto SPDA para prédios comerciais e residenciais
Um tema muito importante é a segurança e nesse texto vamos falar sobre algo que é muito importante em residências, prédios entre outros locais, os projetos em SPDA.
Esse ponto de segurança que abordaremos é o para raio, que é um equipamento que existe em vários locais, pois é algo primordial para não se ter problemas com descargas elétricas e os danos que essa carga traz, por isso todo o tipo de estrutura tem esse item de prevenção.
Vamos explicar um pouco melhor sobre o que é o pára-raios, suas características e vantagens de se usar.
SPDA
O pára-raios ou também conhecido como spda (Sistema e Proteção Contra Descargas Atmosférica), como o próprio nome sugere, este dispositivo tem como objetivo minimizar ou impedir os efeitos do impacto de uma descarga elétrica que vem da atmosfera, por isso que é um item tão importante, protege estruturas residenciais, rurais e industriais.
Imagine que em uma tempestade vários raios atinjam um prédio que seja muito alto, o sistema de pára-raio irá desempenhar um papel de escudo.
Pois vai absorver o impacto que será gerado pelo raio, levando as corrente para um aterramento por meio de cabos condutores. Como já foi dito é uma proteção de extrema importância, que tem regulamentação pela ABNT.
Ao não possuir um Projeto spda o risco de haver acidentes é alto. Sendo que sem um sistema desses, a estrutura acaba recebendo as descargas elétricas diretamente e infelizmente pode não suportar tal carga elétrica, isso pode causar uma série de problemas como por exemplo:
-
Incêndio, que tem como aparecer através da rede elétrica.
-
Rachaduras, devido aos impactos das descargas.
-
Explosões dependendo do que está armazenado no local.
-
Perda de eletrônicos.
-
Risco de integridade aos seres vivos.
Para certos locais os projetos eletricos de spda é exigido pelo corpo de bombeiros, são:
-
Locais que trabalham com explosivos e materiais inflamáveis.
-
Edifícios com mais de trinta metros de altura.
-
Construções com mais de mil e quinhentos metros quadrado.
-
As subestações de energia.
-
Edificações que ficam em áreas com alto risco descarga atmosférica.
-
Estruturas acima de vinte e cinco metros que sejam isoladas.
-
Estruturas de valor cultural e histórico.
-
Locais onde tem muita movimentação de pessoas.
Outras instalações ou estruturas que não se encaixem nessas classificações devem passar por uma avaliação para que seja definida a melhor solução.
Manutenção e Laudo
Para a Instalação de para raios, deve ser feito um documento que é chamado de laudo de SPDA, que somente um engenheiro devidamente habilitado pode fazer. Neste documento tem que existir os dados de funcionamento adequado do sistema e caso haja, possíveis correções de erro.
No laudo é possível ver se o projeto está seguindo as normas de segurança, o estado do mesmo, se está sendo inspecionado.
Também deve mostrar um acompanhamento de como os problemas foram corrigidos, sem contar que locais que a carga ultrapasse 75KW deve-se manter o Prontuário de Instalações Elétricas. Ou seja esse laudo carrega todas as informações desde inspeções até as certificações.
A Manutenção de para raios deve ser feita por empresas competentes e de qualidade que possuam técnicos capacitados para desempenhar as funções, normalmente a empresa que presta a manutenção é a mesma que fez a instalação.
Instalação
Antes de começar a falar sobre a instalação, vamos lembrar que a instalação de um para-raio é muito importante pois ele é um dispositivo de proteção que direciona as cargas elétricas ou seja as cargas atmosféricas para um ponto de aterramento, sendo isso feito de uma forma segura.
A instalação desse equipamento é de regulamentada pela ABNT, sendo a norma 5419/2015. Nessas regras são estabelecidas as diretrizes e regras que dão a implementação do equipamento, que deve seguir cálculos após ser feita a pesquisa de campo.
Obrigatoriamente para que o projeto seja efetuado de forma correta e com precisão deve se contratar um Engenheiro, que irá avaliar qual especificação seguir e poderá designar e guiar de forma que o objetivo que é a instalação ser bem efetuada seja concluído.
Lembrando que deverá ser avaliado vários pontos que são suscetíveis a adversidades, por isso deve ser escolhido um profissional para isto.
A instalação do equipamento consiste em:
Para-raio: Um item metálico que é uma haste, que tem fios condutores ligados a mesma, a haste recebe a descarga e fios mandam a energia para o solo.
Dispositivos de proteção contra surtos: pois infelizmente só o pára-raio não protege totalmente a rede. O DPS desvia a carga para poder proteger o circuito de possíveis danos.