Pisos: entenda como fazer a manutenção
Os pisos são elementos muito importantes nas residências e em qualquer lugar, onde se tenha passagem de pessoas. Eles oferecem elegância, charme e são bem convidativos quando bem instalados.
Eles fazem parte da arquitetura e design da casa, mas não são apenas um revestimento sem função, eles possuem grande importância.
Mas, para que possam atingir seus níveis de qualidade e elegância ao máximo, é importante saber fazer a manutenção deles, a fim de prolongar sua beleza.
Há uma infinidade de pisos e revestimentos, que podem ser aplicados nos ambientes, como os de madeira, laminados, cerâmica, ardósia e muitos outros materiais.
Além disso, existem revestimentos, como o revestimento epóxi, conhecido também como porcelanato líquido, que é um material aplicado na superfície do chão, sem necessidade de uma obra.
Saiba mais sobre a importância da manutenção de pisos
Essa diversidade e variação, também aumentam as formas de fazer a manutenção e limpeza dos pisos. É preciso que se tenha um conhecimento do material instalado nos ambientes, para que seja feita uma manutenção assertiva.
Entre a manutenção, estão os procedimentos de limpeza, que devem ser realizados de forma correta para não manchar o piso.
A limpeza da ardósia, por exemplo, pode ser feita com água morna e detergente, o restante da limpeza deve ser feito com água fria, para retirar os resquícios de sujeira.
A secagem é feita com pano macio, para não arranhar a ardósia. Para ter o piso brilhando, é aconselhável que se faça um polimento de ardosia, que é feito com equipamento profissional.
Caso você possua uma máquina de polir, pode fazer o polimento sozinho, se não, o mais indicado é solicitar um orçamento com um profissional.
Para que ele possa realizar o procedimento, que é feito com a resina para ardosia. O piso de ardósia é bem resistente.
E pode ser muito durável e se a manutenção for feita de forma correta, ele ainda terá aspecto de novo por muito mais tempo.
Por que utilizar o piso epóxi?
Mas quando falamos do revestimento epóxi, pensamos logo em sua praticidade, porque ele pode ser colocado sobre uma superfície que já possui cerâmica, não sendo necessária uma nova obra ou reforma para sua instalação.
É válido ressaltar que existem dois tipos: a tinta epóxi e o revestimento. Apesar dos dois terem o mesmo nível de qualidade, somente o revestimento é capaz de ser autonivelante epóxi.
A tinta tem uma qualidade superior em relação às outras, além de poder ser aplicada nas paredes e em outros lugares também, mas ela não oferece o nivelamento do revestimento.
A manutenção sobre os produtos em resina epóxi, é feita através da limpeza diária, com pano úmido e detergente.
Porém, é preciso ter muito cuidado com o contato da água com o piso, pois se não houver uma secagem correta, ele pode apresentar bolhas.
Também não se pode utilizar sabonetes, este produto contém substâncias que podem ir acumulando e estragar sua aparência, a melhor opção, é usar detergente neutro, que pode ser diluído na água.
Conheça dicas para a limpeza e higienização do piso
Nos casos de pisos para cozinha, a limpeza precisa ser ainda mais constante, pois como tem contato direto com fumaça, gordura e alimentos, os pisos podem ficar sujos mais rápido.
Além se tornarem perigosos para a circulação. Já quando tratamos sobre pisos industriais, é importante saber que são necessários equipamentos corretos, para fazer a limpeza e a manutenção.
Pois, caso apresentem algum problema ou dano, podem causar um acidente de trabalho. Nos casos de limpeza, o aconselhável é que se use um detergente industrial.
Pois, ele possui uma fórmula específica para a limpeza, dependendo dos materiais que circulam constantemente pelo chão da empresa.
Ainda em situações de manutenção de pisos industriais, é possível contratar serviços específicos, que façam a limpeza e manutenção de forma correta.
Estes pisos não podem acumular bactérias ou terem algum tipo de dano, já que a segurança dos trabalhadores, depende da responsabilidade dessas manutenções.
Apesar de não parecer, muitos elementos podem causar danos aos pisos e revestimentos, como umidade, areia, rejunte inadequado, má conservação e a movimentação constante dos móveis.
Em situações empresariais é bem pior, pois o maquinário e as cargas pesadas, podem danificar ainda mais. Por isso, é importante dar atenção à manutenção e à limpeza dos pisos de forma adequada.
Para que sua duração seja elevada por mais tempo. Separar um tempo para se dedicar aos pisos, sejam industriais ou residenciais é cuidar do seu patrimônio.