Processo de demolição e seus equipamentos
A construção civil é um segmento que nunca para. É devido a ela que podemos encontrar os mais diversos edifícios e casas. Desde um imponente prédio comercial até a sua casa.
No entanto, além da construção em si, esse segmento também pode exercer funções como a demolição, quando necessário.
Uma vez que para que se possa construir em alguns locais, é preciso derrubar construções pré-existentes, que não farão parte do novo projeto.
Deste modo é possível aproveitar o espaço de uma construção que já estava fora dos padrões, ou, até mesmo, condenada, sendo um ambiente que não poderia mais ser utilizado.
Agora, para que você possar entender um pouco mais sobre como funciona esse processo de demolição e todos os aspectos que o envolvem, continue com a sua leitura.
Demolição e seus elementos
A demolição de prédios ou de casas deve seguir normas e padrões estabelecidos pelos órgãos responsáveis do setor em questão. Suas regras são muito bem estabelecidas e claras, sempre visando a segurança no canteiro.
É possível encontrar nesse mercado, três tipos de demolição. São eles: a demolição mecânica, a de implosão e a manual.
1. Mecânica
A mecânica é realizada com o emprego de diversos equipamentos e ferramentas para que o local seja derrubado, removendo todos os elementos que não terão utilidade no novo projeto. Esse processo é feito com o uso de máquinas pesadas, como tratores escavadeira, guindastes, gruas e outros elementos.
Dentre as vantagens apresentadas por esse processo, pode-se destacar:
- Rapidez no trabalho;
- Necessita de mão de obra especializada somente;
- Possui uma maior capacidade em seus feitos;
- É a mais barata que os outros tipos de demolição.
2. Implosão
A demolição pelo processo de implosão é realizado por meio de dinamites e outros tipos de explosivos legalizados para o emprego nesse ramo.
Esse método é mais utilizado em áreas urbanas e grandes estruturas, como, por exemplo, arranha-céus, pontes e itens semelhantes.
3. Manual
O último método é a demolição manual, que nada mais é que o processo de desconstrução realizado com as próprias mãos. Para sua realização pode-se empregar marretas, por exemplo.
Demolição de forma controlada
Um outro tipo de demolição que se difere muito da convencional é a demolição controlada, pois permite um bom reaproveitamento do espaço. Ela derruba as estruturas, não emite ruídos, e pode ser realizada em espaços urbanos.
A partir da tecnologia de todos os componentes, como o robôs, operações e automações via controle remoto, esse tipo de demolição pode ser muito mais planejada e feita com um planejamento, de acordo com análises e também teses mais prévias.
Outra vantagem desse tipo de demolição é o fato de que os trabalhos ao redor do espaço podem continuar normalmente, sem prejudicar nada, diferente da demolição convencional, que precisa ser realizada sem pessoas à sua volta, de modo a não ocorrer nenhum tipo de acidente ou qualquer outro problema.
Ou seja, essa missão pode ser feita de forma muito tranquila, segura e rápida, não atrapalhando o ambiente e nem mesmo as pessoas.
Itens utilizados no processo de demolição
Dentre os equipamentos mais comumente utilizados no processo de demolição temos a escavadeira, um elemento muito presente no dia a dia da construção civil.
Trata-se de uma máquina, como o seu próprio nome diz, que tem como objetivo a escavação e retirada de terra e outros elementos que estão presentes no terreno.
Além da construção civil, a escavadeira pode ser encontrada em uso nos aterros sanitários, áreas de mineração e também no sistema industrial.
É muito fácil encontrar peças para escavadeira, por se tratar de um elemento muito utilizado em diversas áreas.
É o tipo de equipamento que não exige muita manutenção, mas caso seja necessário, é importante buscar profissionais da área capacitados para tal função, além de investir em peças de qualidade garantida.
O uso de tratores
Por último, trataremos de uma máquina muito utilizada na construção civil, o trator. É um equipamento considerado de grande porte, que auxilia em diversos processos e etapas de uma obra.
Para o manuseio e trabalho com um trator é preciso que a obra conte com profissionais habilitados para tal função, evitando qualquer tipo de acidente.
Também auxilia no quesito automação dos procedimentos, sendo muito útil para o carregamento, destruição de itens, contribuindo para que toda a força seja realizada pela máquina.