Reforma

O mercado imobiliário faz parte dos índices econômicos de qualquer país. Enquanto a população está comprando, vendendo, alugando e fazendo reforma de imóveis, significa que diversos setores industriais estão trabalhando em sinergia, com uma sintonia positiva entre eles.

A reforma de um imóvel também reflete na vizinhança, pois estimula a melhora coletiva, aumentando a segurança e beleza de uma rua residencial.

Esses processos precisam de aval da prefeitura, pois podem influenciar em impostos e taxas extras, por isso o proprietário precisa contar com uma assessoria de profissionais da área, como engenheiros e arquitetos.

Aliás, mesmo que seja realizada uma reforma estrutural pequena, é necessário o desenvolvimento de um projeto para apresentação junto aos órgãos competentes, determinando as possibilidades de mudança.

Isso ocorre para garantir a segurança da propriedade, verificando se o espaço público não será prejudicado, assim como a vizinhança. Com um planejamento adequado, tanto arquitetônico quanto orçamentário, tudo ocorre de maneira correta.

Máquinas pesadas atuam em serviços de reforma

Os centros urbanos estão repletos de imóveis que podem precisar de reformas estruturais, alguns mais, outros menos. Investidores que atuam no setor imobiliário compram, reformam e vendem, apresentando melhorias para a vizinhança e bairros residenciais.

Muitas casas e prédios precisam de trabalhos pesados, como a demolição e retirada de entulho, com encaminhamento dos resíduos sólidos da construção civil sendo reaproveitados por empresas de reciclagem.

As empresas que trabalham com reaproveitamento de material de demolição oferecem produtos com preços mais baixos para um mercado que cresce ano a ano, pois muitos tijolos, telhados e até mesmo caibros podem ser utilizados em construções e projetos com características rústicas.

O que não pode ser reaproveitado é encaminhado para as empresas de reciclagem e transformação, como madeira, ferro e concreto. Com uma tecnologia desenvolvida para esse setor, é possível produzir chapas de aço, blocos e guias de calçada e placas de MDF.

Dentro do terreno uma empresa de escavação identifica as possibilidades de construção, a qualidade do solo, para determinar o tipo de construção que é possível, respeitando o zoneamento urbano, que se divide em:

  • Residencial;
  • Comercial;
  • Mista;
  • Industrial;
  • Rural.

Dessa forma, é possível desenvolver uma reforma simples da área onde o terreno está instalado, criando desde uma residência para atender uma família, até a construção de prédios residenciais e empresariais, assim como condomínios de casas ou apartamentos.

Automatização de equipamentos reforça segurança

Um reforma residencial não precisa envolver uma demolição e recomeçar tudo de novo. A restauração da fachada pode ser o único trabalho necessário, até mesmo para reforçar o conforto e a segurança dos moradores.

Pode ser uma pintura, a aplicação de uma cerca elétrica ou mesmo a instalação de câmeras de vigilância.

A automatização residencial consiste em empregar uma tecnologia que é desenvolvida para atender a algumas necessidades básicas em um ambiente doméstico.

A entrada da garagem pode receber um portão automático acionado por controle remoto, garantindo uma acessibilidade mais fácil e com o conforto de não precisar sair do veículo.

Esse tipo de reforma é comum e tem um custo relativamente baixo, quando comparado com os benefícios que esse equipamento tem como retorno.

É possível observar a vizinhança, se há a presença de pessoas mal-intencionadas à espreita, podendo até mesmo acionar um agente de segurança público para uma ronda mais ostensiva.

Reforço metálico em arquitetura moderna

As alterações residenciais também podem ser realizadas na área externa, como um quintal ou ampliação do espaço dedicado para garagem.

Além da automatização do motor, a cobertura para proteção do veículo é importante, para manter sob uma estrutura metálica com chapas de aço.

Esse modelo é muito comum em estacionamentos de condomínios residenciais, e o custo de instalação pode ser compartilhado entre os moradores. Mesmo proprietários que não possuem um veículo deve se interessar por essa instalação, pois ela valoriza o imóvel.

Casas que contam com um espaço dedicado para a guarda de um veículo pode solicitar a empresas especializadas um projeto de estrutura metalica para telhado de cimento ou barro, caso o projeto residencial seja padronizado.

O planejamento de uma reforma inclui diversas variáveis, como disponibilidade de mão de obra e material adequado para cada tipo de projeto.

O cronograma pode variar por causa das mudanças climáticas, principalmente, quando os trabalhos ocorrem do lado externo de uma residência.

Por isso, é importante contar com profissionais que possam gerenciar todo o processo de reforma, mesmo que seja pequena.

O conhecimento técnico de um engenheiro ou arquiteto indicará todo o caminho que pedreiros e ajudantes tomarão ao longo do desenvolvimento do projeto.

Isso significará menos dor de cabeça para o proprietário, utilização de recursos de forma inteligente, refletindo até mesmo em economia de tempo, material e melhor aproveitamento da mão de obra disponível.