loja

Para investir na decoração e na segurança de uma casa, é preciso seguir diversos passos. Contratar profissionais especializados, ter materiais de qualidade e fazer a manutenção de tempos e tempos é essencial.

Porém, uma das ações fundamentais para fazer com que o local dure mais tempo e ainda esteja bonito é a aplicação de revestimento nas paredes.

Mas o que são revestimentos?

Revestimentos, de maneira geral, são todos aqueles materiais aplicados com a função de cobrir determinado local. Um exemplo muito comum é a colocação de gesso em paredes e tetos como forma de revestimento.

Assim, normalmente, utilizam-se na parede: o reboco, a argamassa e, enfim, o revestimento.

Para escolher os tipo de revestimento, é necessário analisar diversas questões, como tamanho do local e até mesmo sua exposição ao sol. Isso pode fazer com que determinado material sofra danos. Sendo assim, o ideal é fazer um estudo anterior dos tipos de revestimento e quais as suas vantagens.

Aliás, os revestimentos não são aplicados apenas em paredes e telhados. Pisos também podem (e devem) receber uma camada de material como proteção.

Um exemplo disso é o piso epóxi preço, muito comum em estacionamentos, galpões e indústrias. Algumas vantagens da pintura epóxi como revestimento são:

  • Alta resistência;
  • Estética adequada;
  • Impermeabilidade;
  • Facilidade de manutenção e limpeza;
  • Fácil instalação.

Qual a importância dos revestimentos?

Além da parte estética, o revestimento também oferece proteção ao local onde é instalado. Isso, porque as camadas de materiais utilizados fortalecem a estrutura. Os revestimentos protegem o ambiente de problemas como umidade, luz, sol, infiltrações, bolores e outros diversos fatores externos.

Inclusive, os revestimentos também protegem o ambiente de sujeira. Esse é o caso do rodapé poliestireno preço, que tem a função de evitar manchas de sapato, vassoura e outros tipos de objeto que podem afetar a aparência do local.

O rodapé é normalmente instalado como forma de acabamento. Ele pode ser utilizado para diversos tipos de piso, como assoalho de madeira, porcelanato, piso madeira laminado, entre outros.

A importância estética também não pode ser deixada de lado. Ela faz com que o ambiente fique mais confortável e aconchegante. Além disso, ela garante que aquele espaço valha mais do que valeria sem determinados materiais.

Mas atenção: é necessário analisar os tipos de local antes de escolher o material do revestimento. Como dissemos, eles podem ser afetados por diversos tipos de questões, como sol e umidade. Se não forem bem estudados e instalados, é possível que desenvolvam bolhas, trincas e manchas.

Por fim, é necessário que se faça a manutenção periódica dos revestimentos, a fim de evitar todos esses problemas. Algumas vezes, apenas simples limpezas ou repinturas são necessárias. Por outro lado, às vezes é necessário retirar e recolocar o revestimento.

Tipos de revestimentos

Existem diversos tipos de revestimentos. Cada um deles tem uma vantagem e é indicado para determinados locais. Veja alguns dos mais comuns a seguir.

1. Azulejo

Os azulejos são um tipo de revestimento muito comum e fácil de ser encontrado. Normalmente instalados em cozinhas e banheiros, os azulejos são lisos e fáceis de limpar. Eles têm a característica de não sofrerem com temperaturas e umidades, por causa disso são ideais para esses locais.

2. Porcelanatos

Os porcelanatos são parecidos com os azulejos. Existem diversos tipos deles. Também são cerâmicos e, por causa disso, apresentam grande resistência e alta durabilidade, porém não lidam muito bem com a umidade. São normalmente instalados em salas, corredores e áreas externas.

3. Pedras

As pedras são outro tipo de revestimento muito comum nos lares brasileiros. Normalmente, são instaladas nos pisos, mas podem ser utilizadas também em paredes como decoração.

São diversos tamanhos e cores desse tipo de material. Têm uma alta durabilidade, mas não são tão simples de serem instaladas. O mais comum é avistá-las em áreas externas.

4. Gesso

O gesso é um revestimento que é tendência na arquitetura. Ele pode ser aplicado de diversas formas e, inclusive, transformar locais sem graça em espaços modernos e elegantes. Ele é um tipo de material simples de lidar e com um alto custo-benefício. Além disso, é resistente e durável.

O gesso como revestimento e acabamento pode ser utilizado em salas, quartos e corredores. É muito comum nesses ambientes porque tem a característica de transformar o local em um lugar mais aconchegante. Além disso, pode se utilizar de iluminação para ficar ainda mais bonito.

Enfim, essas foram algumas dicas de revestimentos para sua residência. Não hesite em comparar as opções e ver o que melhor se adequa às suas necessidades. Boas compras!