estabelecimento

Manter um estabelecimento requer investimentos constantes em melhorias e neste cenário, a praticidade e segurança não podem ser deixadas de lado. Para atender essas questões, alguns itens podem ser instalados tanto para a segurança das pessoas, quanto para proteger a estrutura e evitar danos originados de intempéries.

Para o que servem as calhas?

As calhas são itens indispensáveis para transportar a água da chuva que acometem os telhados até um fluxo de água corrente, reservatórios tubos de queda.

Frequentemente são instaladas com tufos, que contribuem com que infiltrações sejam evitadas. Dessa forma, é um tipo de item favorável para qualquer residência ou estabelecimento. As calhas são disponibilizadas em diferentes tipos de materiais, como:

  • Calhas de piso;
  • Alumínio;
  • Galvanizadas;
  • PVC.

calha de zinco para telhado, assim como a galvanizada e de alumínio, são as mais comuns construções de vidro que apresentam alta durabilidade . No entanto, dependendo do local, as opções de PVC podem ser mais viáveis, principalmente se a construção apresentar maior exigência em materiais resistentes à corrosão.

É imprescindível que antes de escolher as calhas para o estabelecimento ou residência, a inclinação a medida entre o telhado e a parede seja identificada, assim como os tipos de telhas e o local de instalação uma das peças. Para isso, é recomendado medir com cautela cada área e conhecer as melhores possibilidades de instalação.

A importância de recorrer a um profissional capacitado, se deve justamente a necessidade de cautela durante a instalação, afinal, a colocação inadequada pode causar danos nos materiais e vazamentos. Para evitar prejuízos, é indispensável verificar o fluxo da água na calha apresenta algum tipo de problema, como a obstrução ou algum fator estrutural.

Neste cenário, ralos protetores de grelhas podem ser utilizados no interior das calhas, em especial, para evitar passagem de folhas e outros elementos que possuem potencial para entupir os tubos e causar danos em sua estrutura.

O indicado é que a inclinação das calhas tenha, no mínimo, 1% na direção dos tubos de queda. É um detalhe aparentemente simples, mas que evita que a água fique estagnada quando a chuva cessa. Ainda mais, é válido citar que a água parada pode favorecer o aparecimento de determinadas doenças.

O que são cancelas?

As cancelas são dispositivos comuns nos mais variados empreendimentos que possuem estacionamento, afinal, é uma forma de controlar o fluxo de pessoas e assim como os controles de acesso, podem levar mais segurança para o local.

Por exemplo, a cancela automática para condomínio assegura a organização na entrada e saída das pessoas, já que é necessário se identificar para ter acesso ao local.

Sem dúvidas, a cancela eletronica possui grande potencial para agilizar o controle do acesso, pois além da segurança, também evita que filas sejam formadas. Por esse motivo, são aplicadas locais com diversos tipos de fluxo de pessoas, desde pequenos até grandes estacionamentos.

As cancelas podem ser variadas, mas de forma geral, são produzidas em aço carbono e revestidas com uma pintura eletrostática em pó, que confere ao material uma maior resistência e durabilidade contra a corrosão. Comumente apresentam adesivos refletivos, para evitar acidentes e para que a barreira seja identificada a distância.

Além disso, alguns modelos podem apresentar controle de acesso com cartões magnéticos, fotocélulas de segurança, leitura de códigos de barras, entre outras possibilidades que garantem a segurança do local e do motorista.

A importância do controle de acesso para um estabelecimento

Os meios de controle de acesso consistem em dispositivos e equipamentos que promovem a organização e segurança na entrada e saída de pessoas, sendo também uma boa alternativa para melhorar o fluxo.

É possível encontrar o controle de acesso informatizado ou físico, no caso dos eletrônicos, normalmente há sistemas como leitores de cartões magnéticos para garantir o acesso ou saída.

Entre os tipos de controle de acesso estão catracas, cancelas, portaria remota, cartões de proximidade, entre outros itens. Por esse motivo, são comumente aplicados na entrada dos mais diversos locais, como condomínios, empresas e em determinados estabelecimentos.

Por mais que os itens apresentados ao longo do texto apresentem distinções, cada um deles reúne grande potencial para aprimorar os mais diversos tipos de estabelecimentos. No entanto, para usufruir de suas funcionalidades e benefícios, é indispensável que profissionais preparados realizem a instalação e manutenção.