revestimento

Os revestimentos são aplicados em diferentes estruturas de um projeto de edificação com o objetivo de tornar as construções mais protegidas, funcionais e conservadas.

Promovendo um ambiente mais acolhedor, confortável e decorado, eles transformam e personalizam os espaços. Por ser aplicado em diferentes estruturas há muito tipos de materiais e produtos que podem ser aplicados.

A variedade contribui para projetos mais personalizados, mas pode resultar em problemas de instalação, refletindo na qualidade e eficiência desse recurso essencial a todas as obras.

Para que esse tipo de problema não aconteça e os revestimentos possam ser utilizados devidamente agregando valor ao projeto, abaixo há dicas que podem ser úteis e bem aproveitadas.

Quais são as estruturas revestidas e seus benefícios a obra?

As principais estruturas, sejam em projetos de construção empresarial ou residencial que precisam ser revestidas, são as básicas que sustentam todo o projeto. Ou seja, o teto, as paredes e o chão.

O teto é a estrutura mais exposta em uma obra, sendo a primeira a sofrer com os impactos e ações do tempo, ele é responsável por absorver e distribuir nas colunas e vigas todos esses impactos, evitando infiltrações e rachaduras que danificam os projetos e por vezes inviabiliza o seu uso.

As parede fecham externamente o projeto e promove divisões internamente, conferindo mais privacidade e aproveitamento dos espaços. Estruturais elas precisam ser resistentes e duráveis.

Por fim, o chão que é a base das obras e suporta todos os pesos dos móveis, tetos e paredes, além de servem para circulação intensa de pessoas ou meios de transporte.

Tipos de revestimento para o chão

Para fazer a escolha mais adequada é preciso considerar quais são os espaços e suas principais características, pois isso interfere diretamente na qualidade da construção, desse modo é preciso analisar:

  • O piso é interno ou externo?
  • Há grande circulação de pessoas no local?
  • O local é mais seco ou úmido?
  • Pets, idosos ou crianças usaram esses espaços?

A partir desse levantamento o projeto pode ser desenvolvido atendendo todas as especificações necessárias para que o projeto tenha segura, qualidade e estética.

Os pisos externos precisam ser mais resistentes às intempéries e também aos atritos dos carros quando eles servirão para garagem ou estacionamento.

A maioria dos ambientes externos usam piso de concreto devido a alta resistência durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção e também são fáceis de serem produzidos.

Atualmente, os projetos modernos tem utilizado um produto conhecido como resina epoxi para piso de concreto reforçando a qualidade, evitando rachaduras e desgastes devido as ações do tempo e o peso dos automóveis. Além de agregar na estética do ambiente aberto.

Para os pisos internos a quantidade de modelos são diversas sendo que alguns são mais indicados para determinados ambientes que os demais.

O piso de madeira é um modelo muito comum nas construções, conferindo ao ambiente mais sofisticação e beleza, a madeira é versátil e combina desde a decoração rustica a clássica.

Os principais modelos são os tacos e assoalhos de madeira que bem conservados podem ser mantidos durante muito tempo, resistindo a reformas e transformações.

Um das ações que contribui para o prolongamento de sua vida útil é raspar assoalho, uma das etapas de manutenção que nivelam o piso e permite que a resina possa ser aplicada, dando aspecto de um piso novo novamente.

Para que o processo tenha alta qualidade e que não danifique o piso é preciso ser usada as ferramentas corretas e ser conduzida por profissionais da área.

Além da madeira, há um tipo de piso que imita sua aparência, mas são mais econômicos e fáceis de serem instalados, o piso laminado na Zona Norte são compostos por placas leves, em diferentes tons, cores e modelos.

Simples de serem higienizados e trocados, esse modelo tem sido popularizado e utilizado frequentemente devido aos seus benefícios e aspectos estéticos.

Tanto o piso de madeira quanto o laminado não são os mais indicados para ambientes com alta umidade como cozinhas e banheiros, pois são produtos que apresentam uma resistência menor que os demais produtos, nesses locais é possível utilizar os porcelanatos e o granito branco, que são mais resistentes e fáceis de conservar o local.

Revestindo as paredes

Assim como o piso, as paredes estão em diferentes locais com características diferentes, por isso o revestimento também é diferenciado, nas salas e quartos que são mais secos há o papel de parede que transforma os ambientes rapidamente.

Para os banheiros e a cozinha o revestimento precisa ser resistente a umidade. Atualmente, há a ceramica para cozinha e as pastilhas que podem revestir com elegância e funcionalidade as paredes.

Dessa forma os revestimento aplicados atendendo as demandas de cada projeto agregam aos ambientes e os tornam mais seguros, bonitos e funcionais.