O setor da construção civil oferece uma enorme variedade de recursos para quem quer garantir mais eficiência, funcionalidade e segurança dentro dos ambientes, sejam eles residenciais ou empresariais, como os móveis planejados.

O ideal, portanto, é conhecer os serviços que podem gerar benefícios nesse sentido e promover muito mais conforto sem deixar de lado a qualidade.

Por isso, do piso aos móveis, vale a pena conhecer algumas das opções mais recorrentes no setor e entender como cada uma delas pode fazer toda a diferença no ambiente. Além disso, o uso de materiais como a madeira e similares também deve ser feito de forma coerente e de acordo com as demandas de cada projeto.

No artigo que você confere a seguir, fique por dentro do tema e tire todas as suas dúvidas sobre o uso de móveis planejados, pisos diversos e até mesmo itens que podem ser empregados na segmentação prática e segura dos espaços.

Móveis planejados

Uma das maiores tendência dos últimos anos, o planejamento dos móveis dentro de um ambiente é a melhor forma de garantir otimização no uso cotidiano dos espaços sem comprometer a segurança e a qualidade.

Pelo contrário: ao contar com um armario planejado, por exemplo, é possível obter garantia de desempenho e resistência do móvel e, ainda, a adequação correta conforme as demandas do cômodo onde ele será instalado.

Os móveis planejados são indicados especialmente para espaços que demandam a funcionalidade extrema, como apartamentos de cômodos reduzidos.

Por isso, é indicada a contratação de empresas e profissionais com experiência nesse ramo, pois eles irão avaliar o local e, a partir da análise de medidas, formatos e possibilidades, irão desenvolver móveis customizados e personalizados de acordo com as limitações do ambiente.

Com relação aos materiais utilizados, vale lembrar que praticamente todo tipo de material pode ser empregado nesse contexto. O mais importante é considerar as exigências de cada espaço e as preferências dos clientes. No geral, o uso de moveis planejados em MDF é um dos que mais tem se destacado nos últimos tempos.

Isso porque o MDF é uma composição de madeira que possui preço muito mais acessível que a madeira rústica ou maciça, mas que não deixa a desejar na composição estética e pode durar muito tempo quando bem conservado. Dessa forma, estamos falando de um produto que oferece uma relação custo-benefício de excelência.

Vale lembrar que a qualidade do projeto de móveis planejados e também de sua instalação está diretamente relacionada com o comprometimento dos profissionais envolvidos no processo.

Por isso, ao procurar empresas que forneçam cozinhas planejadas em SP, por exemplo, é fundamental se atentar ao histórico de satisfação por parte dos clientes anteriores e a reputação no mercado.

Outra dica importante nesse sentido é utilizar itens que gerem mais facilidade no cotidiano. Ao instalar armários e gavetas, por exemplo, é importante contar com puxadores resistentes, que não deixem a desejar na rotina corrida das pessoas, quebrando-se ou soltando-se.

Sendo assim, a recomendação é utilizar o puxador de madeira, que resiste a impactos, possui alto desempenho de fixação e ainda oferecer um charme que vai fazer todas a diferença na composição e na decoração do seu cômodo.

Pisos

O piso de madeira é, certamente, uma das opções mais buscadas pelas pessoas e isso não é de hoje. Tradicionalmente conhecido por sua resistência e durabilidade, os pisos feitos de tacos e tábuas podem também gerar mais elegância e sofisticação.

No entanto, por conta do elevado custo desse material, o setor da construção civil desenvolveu alternativas que geram o impacto visual desejado sem abrir mão da economia para o bolso.

É nesse contexto que os chamados pisos vinilicos são cada vez mais encontrados nas casas, nos apartamentos, nas empresas e nas instituições. Afinal, eles oferecem:

  • Reprodução fiel da textura da madeira;
  • Instalação simples e agilizada;
  • Garantia de resistência e durabilidade;
  • Impacto estético acima da média.

Divisórias

Não poderíamos falar das soluções oferecidas pelo setor construtivo para a ambientação de locais diversos sem mencionar as paredes divisórias, que garantem aproveitamento dos espaços.

A parede de drywall é a mais indicada, sendo esse material leve e fácil de instalar, sem perder em resistência.

O mais importante, vale ressaltar, é contar sempre com materiais de procedência conhecida e certificada, evitando o uso de itens que não oferecem o máximo desempenho e que podem acabar comprometendo não só a estrutura como o conforto do cotidiano.