Segurança do trabalho: medidas essenciais
No ramo da construção civil, existem diversos fatores que precisam de atenção, principalmente no que diz respeito à segurança do trabalho. O setor da construção civil é um dos que possuem mais alto índice de acidentes trabalhistas.
Portanto, para evitar acidentes e diminuir o risco dos profissionais da área, é muito importante que medidas de segurança façam parte da rotina desses profissionais.
Segurança do trabalho na construção civil
A maior parte dos acidentes que ocorrem nessa área são em canteiro de obras, mediante a situações que poderiam ser evitadas.
É preciso muito cuidado, principalmente quando envolve alturas ao utilizar um aluguel de andaimes (estrutura montada para dar acesso a algum lugar), por exemplo. Por isso, é preciso entender quais são os acidentes mais comuns e como podem ser evitados.
Um acidente muito comum ocorre por quedas de nível. Muitas obras que precisam de trabalhos nas alturas, devem ter medidas preventivas e cuidado por parte dos operários, pois qualquer erro pode ser perigoso.
Para evitar esse tipo de acidente, os líderes de obra podem investir em um Aluguel de plataforma articulada, maquinário que se encarrega de transportar cargas que precisam de altura. Assim, os profissionais não se arriscam ou realizam o serviço com segurança.
Um canteiro de obras é um local de muitos riscos. Isso significa que ele deve estar sempre bem organizado, prevenindo acidentes.
Todas as máquinas e ferramentas e utilizadas, como o Caminhão para alugar, devem ser guardados em locais apropriados, assim como o canteiro também deve dispor de sinalização adequada informando sobre riscos e pontos de atenção.
Pessoas que trabalham no ramo da construção civil lidam diariamente com ferramentas que podem ser perigosas. Como é o caso do procedimento da terraplenagem (ato de deixar um terreno com o nivelamento definido).
Esse é um processo que envolve riscos, pois trata-se de aterramento de depressões, além da realização de cortes e remoções dos locais onde existem materiais em excesso. Por isso, a utilização de óculos de proteção e luvas são de uso obrigatório.
Por isso, é imprescindível que todos os funcionários sejam treinados de forma devida, além de receberem instruções sobre os maquinários e ferramentas.
Além disso, os contratantes devem equipar todos os funcionários de obras com materiais de proteção de uso pessoal. Dentre esses cuidados se encontram a utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), são eles:
- Luvas;
- Calçados de segurança;
- Óculos de segurança;
- Protetores de ouvido;
- Máscara;
- Cinto de segurança tipo paraquedista.
Em toda obra, existem muitos fatores envolvidos. Por isso, em todas as tarefas destinadas, é de uso obrigatório os equipamentos de segurança.
Além disso, é preciso atenção por parte dos funcionários, para averiguar sempre se um maquinário está funcionando perfeitamente, pois caso não esteja, pode causar choques, colocando a vida dos profissionais em risco.
Além disso, todas as fiações e instalações elétricas devem estar sempre protegidas, para evitar acidentes.
Medidas preventivas de segurança do trabalho
Existem diversas regras que precisam ser seguidas por profissionais da construção civil.
Elas garantem a segurança dos trabalhadores, além de que, quando seguidas, ajudam a evitar acidentes e eventualidades negativas no espaço de trabalho, seja com o uso de ferramentas básicas ou maquinários como a escavadeira hidraulica (máquina potente de escavar), por exemplo.
Por isso, o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (conhecido como PCMAT), estabelecido pela ABNT NR 18, deve ser seguido a todo custo.
O PCMAT é um conjunto de medidas que devem ser tomadas para assegurar que o local de trabalho tenha as condições necessárias para que os operários possam desempenhar suas atividades com segurança.
Além disso, as obras devem contar com serviços especializados em engenharia de segurança, também conhecidos como SESMT.
Esse serviço é feito por uma equipe de profissionais médicos, engenheiros e técnicos de segurança, garantindo que a segurança dos profissionais seja feita em tempo real. Esses profissionais também asseguram o espaço de trabalho com proteções coletivas (EPC), são elas:
- Tapumes;
- Chuveiros lava-olho;
- Cones;
- Cavaletes;
- Plataformas;
- Extintores de incêndio;
- Itens para sinalização.
Dessa forma, fica evidente a importância da segurança no ramo da construção civil. Para diminuir o risco de acidentes, os equipamentos de segurança devem ser utilizados com todo o cuidado, seguindo as instruções de uso de forma correta.
Assim, os profissionais trabalham em um ambiente de obras mais seguro e eficiente, mesmo trabalhando com grandes maquinários, como é o caso dos Serviços de caminhão munck.
Com a proteção correta, os operários realizam suas tarefas com tranquilidade, aumentando a eficiência e produtividade do trabalho desenvolvido.