Sistemas residenciais de captação de água
A água é um dos maiores bens responsáveis pela sobrevivência humana e de todas as espécies. Não é à toa que o corpo humano é composto 70% de água. O ser humano pode sobreviver sem comida por alguns dias, mas sem água, em cerca de 2 ou 3 dias, já seria o suficiente para o corpo perecer.
Mas, esse bem, apesar de ser tão importante, tem sido mal utilizado nos lares de todo o Brasil.
Isso se dá em razão do desperdício de água e falta de conscientização ambiental. Porém, existe um Sistema de reuso de água que pode ser utilizado em ambientes residenciais com o objetivo de preservar o meio ambiente e ainda reduzir os gastos com a conta de água.
Ficou curioso para saber como funciona esse projeto? Não deixe de conferir este artigo!
Reuso da água em ambientes residenciais
O sistema de reutilização de agua é de extrema importância para a sociedade, porque incentiva não somente uma conscientização ambiental, como atribui novas utilidades para um mesmo liquido que já foi utilizado.
Esse sistema pode se dar de várias formas. O primeiro que podemos citar refere-se à água da chuva.
Essa água é considerada limpa para realização de várias atividades como lavar louça, tomar banho, lavar garagem, utilizar no vaso sanitário, e até mesmo cozinhar (se for fervida).
Principalmente em locais nos quais as pessoas sofrem com a falta de água, existe a instalação de reservatorio de agua da chuva, que consegue reter boa parte da água que cai e que seria desperdiçada.
Isso já gera uma economia no lar, porque a água utilizada para essas atividades básicas não será cobrada pelo sistema que capta água em seu município.
O mais interessante quanto a esse sistema de captação é que ele é feito de forma relativamente simples e sem grandes investimentos financeiros. Vale ressaltar que, para não haver qualquer risco ao consumir essa água, é necessário que ela seja fervida, ou exposta aos raios solares.
Outro tipo de reuso da água se refere à água utilizada nas pias, que relativamente não está muito suja. Ela pode ser utilizada na descarga no vaso sanitário e é recomendada principalmente para centros comerciais e locais com maior fluxo de pessoas.
Como essa água tem bactérias, fungos e outros elementos contaminantes, não é indicado seu consumo para beber, pois ela não é potável.
Ainda sobre a captação de água em seu aspecto de reutilização, podemos citar o caso da irrigação e da agricultura, já que a água da chuva é um dos principais elementos indicados nesse processo.
A irrigação por gotejamento visa à economia de água e direciona à planta apenas a quantidade de que ela precisa.
Outro material importante é a bomba de água, que atua tanto no processo de captação, como no bombeamento dessa água para os locais necessários.
Esse tipo de bomba, se danificada, pode ocasionar um vazamento de água, que representa não somente um desperdício mas também um aumento significativo na conta de água. Por isso, o conserto de bomba de água é recomendado, assim como sua avaliação por um técnico.
Os metais e a realização do reuso da água
Além do ambiente residencial, dentro do ambiente industrial, a água também pode ser reutilizada e os elementos metálicos têm um papel importante nessa ação.
Existem metais que possuem boa adaptação com diversos níveis de água, sem liberar nenhum tipo de resíduo na água. Dentro da indústria, a água para reuso pode ser utilizada:
- Para resfriar máquinas;
- Gerar energia;
- Atuar em diferentes processos industriais;
- Contribuir para a redução das contas na indústria.
Diante de tamanha usabilidade, a Cobertura metálica atua na composição das peças que serão utilizadas para o transporte e deslocamento dessa água. Já no ambiente residencial, é possível constatar a presença dos metais em calhas e outros métodos de deslocamento dessa água.
Esse material é considerado leve e atua evitando vazamentos e contaminação no local. Ele também pode ser um importante aliado, no armazenamento da água do telhado para outras atividades desempenhadas na residência.
Ainda, a instalação desse material é considerada como eficiente, versátil, resistente e durável, e também é feita a partir de um projeto de reuso de água em sua residência.
Tendo atitudes como essa, você consegue preservar o maior bem do planeta, dentro da sua própria casa. Pense nisso!