Tendências em eficiência energética de edifícios e construções
Atualmente, grande parte dos edifícios em que vivemos são um problema energético, construídos sem isolamento que podem causar problemas de umidade e calor aos seus habitantes.
A ideia é reverter isso por meio de tendências de eficiência energética na construção dos prédios do futuro.
Tendências de eficiência energética na construção
A eficiência energética dos edifícios é a chave para garantir que vivemos em prédios verdes e não poluentes.
O objetivo assenta na estratégia europeia 20/20/20, que fixa as percentagens que as nossas casas do futuro têm de cumprir. Redução de 20% nos gases de efeito estufa, economia de 20% no consumo de energia e 20% nas energias renováveis.
Tudo isso nos leva a construir residências eficientes.
As casas do futuro serão baseadas nas energias renováveis, no consumo quase nulo e na conectividade das casas e locais de trabalho.
Como alcançar eficiência energética em edifícios
Uma das medidas que os arquitetos já estão implantando é a maior utilização de fontes naturais na iluminação.
Ter iluminação natural não só reduz a conta de luz, mas os raios solares diminuem o estresse, a fadiga e promovem um sono melhor.
Outro aspecto é a qualidade do ar, já que dentro das casas está quase 5 vezes mais poluído do que fora, o efeito de móveis e eletrodomésticos que liberam elementos voláteis aumenta a poluição do ar.
No que diz respeito à poluição sonora, é muito importante conseguir um bom isolamento da sua casa do exterior para um melhor descanso.
As novas fachadas representam uma economia de energia de quase 40%, graças ao seu novo design isolante, que permite que o ar circule pela câmara, o que não acontecia na construção de fachadas tradicionais.
As fachadas do futuro irão protegê-lo do mau tempo e serão uma forma de gerar energia graças aos painéis solares.
Casas eficientes e automação residencial
A automação residencial já está sendo incorporada nas residências, o que permitirá que sua casa esteja sempre conectada e você poderá gerenciar o que acontece nela, mesmo que não esteja.
As maiores conquistas que você terá com esta combinação de tecnologia, eletrônica e eletrodomésticos inteligentes, são um aumento na segurança em sua casa, uma melhoria no conforto e um uso eficiente da energia dentro de casa.
Poder programar as horas em que o ar condicionado da casa está ligado, as temperaturas em que é desligado, a intensidade da luz e ligá-la ou desligá-la automaticamente tornam as nossas casa mais eficientes.
As tendências em eficiência energética na construção possuem como principal objetivo uma vida mais confortável, em uma casa com mais poupança de energia.
A sua casa tem eficiência energética?