Tirando suas dúvidas dos materiais e equipamentos para construtoras
Atualmente é possível encontrar uma variedade de materiais e equipamentos no mercado, desde pequenas peças até itens pesados e com alto uso na indústria.
Isso acontece por conta de uma necessidade do mercado que, nos últimos anos tem o número de construções aumentado cada vez mais, fazendo com que as fabricantes desses produtos e insumos precisassem se inovar para responder a novas expectativas e projetos.
Toda essa modificação no mercado fez com que as construtoras pudessem trabalhar com uma gama de produtos, esse artigo tem como objetivo elucidar os principais produtos e materiais desse ramo.
O uso do container com os materiais
O container é uma peça muito utilizada no ramo de construção, além do ramo de transportes, é claro.
O item tem papel essencial de diversas formas, uma das que mais possibilitaram isso é o preço container que tem se tornado muito acessível nos últimos tempos, fazendo com que ele se tornasse um produto muito usual para qualquer construções.
Existem alguns modelos desse equipamento a qual iremos abordar agora.
1. Container escritório
Uma obra pode ser um local muito barulhento em certos momentos. Alguns profissionais como os engenheiros e projetistas, devem ter algum local para se reunir e discutirem sobre o andar geral da obra e certas atitudes que podem – e devem – ser tomadas.
Ter um espaço sem barulho em um canteiro de obras é muito difícil. Esse problema é solucionado com a locação de container correto, como o modelo escritório, que fornece exatamente a privacidade que eles necessitam.
Esse tipo de container reproduz exatamente um escritório, podendo ter desde um até 5 andares, dependendo muito da necessidade e estrutura da obra.
É possível ainda mobiliar o local da forma que desejar, tendo escadas de acesso pela parte exterior ou interior. Esse tipo de equipamento é muito editável, sendo possível encontrar um modelo adequado de forma muito simples e rápida.
2. Container dry standard
Esse tipo de container é reaproveitado do seu uso anterior, é muito comum encontrá-lo em obras servindo como uma espécie de cômodo de uma casa pelo seu tamanho ser proporcional ao de um cômodo, permitindo muitas edições de mobília, podendo conter cama, pia, banheiros e outros itens.
Ele pode ser utilizado ainda como um vestiário, possibilitando que os operários possam ter mais privacidade para se trocar antes ou após o trabalho no canteiro.
Fora esses modelos abordados é possível encontrar outros containers no mercado, como:
-
Container de 20 pés;
-
Container de 40 pés;
-
Container dry high cube;
-
Container de 53 pés.
Dentre muitos outros, necessitando uma pesquisa de qual atenderá corretamente a sua demanda.
Guindaste
Os guindastes são peças fundamentais para construções de médio e grande porte, isso acontece por eles serem praticamente o único tipo de maquinário que faz – de forma exemplar – o içamento de peças de praticamente qualquer tamanho.
Atualmente muitas construtoras optam por locar guindaste, podendo assim escolher o modelo que melhor irá atender as necessidades do canteiro de obras.
Dentre os modelos mais utilizados, o truck-crane (também conhecido como “munck”) é uma espécie de guindaste que fica fixado em uma caminhão, tendo uma dualidade nas suas funções, sendo que pode içar com segurança qualquer material e também realizar o transporte do item.
O munck ou caminhão guindaste não é recomendado para o transporte de peças em vias públicas, mas sim para o transporte dentro do canteiro de obras, no qual ele não irá percorrer muitas distâncias.
É válido ressaltar que o sistema de freio e de tração do caminhão são reforçados quando ele tem essa função, pois como irá trabalhar com muito peso, é preciso ter uma atenção especial neste ponto.
Materiais comuns em construtoras
Após abordarmos o uso de certos maquinários, vamos falar um pouco sobre os insumos que são muito comuns no uso de construtoras.
A areia é um dos materiais mais basilares para uma construção, contando com 3 tipos mais populares: a areia fina, a areia media, e a areia grossa.
Cada uma com aplicação em determinado momento podendo ser desde a constituição de peças na obra, como tijolos e vigas, até na construção de outros materiais, como concreto e argamassas.
A brita (ou pedra) é outro material muito comum no uso por construtoras, contando com vários modelos que correspondem a uma classificação de numeração, indo do 1 ao 5.
Nesse sentido, a pedra brita 1 é a mais comum em obras pelo seu tamanho e adaptação a qualquer parte estética.