Tudo sobre manutenções de elevadores
Morar em um condomínio ou prédio pode trazer muitas vantagens, já que muitos moradores se sentem mais seguros, ou pela ideia de viver em comunidade e com ótimos elevadores. Para quem não mora em um prédio, pode trabalhar em um, já que muitos centros comerciais e escritórios estão em prédios.
Mas, é importante que alguns cuidados sejam adotados em um prédio, porque exatamente por ter uma maior circulação de pessoas, as chances de acontecer uma irregularidade ou acidente são maiores.
Por isso, durante a construção, as empresas de construção civil responsáveis por toda a obra de forma segura e responsável, contribuem também para que tudo ocorra bem no aspecto das instalações elétricas e definição de um projeto eficiente de segurança.
Por isso, esse artigo irá falar sobre as principais formas de segurança que você, sua família e o sindico de seu prédio precisam estar atentos. Confira!
O uso de elevadores
Não são todos os condomínios e prédios que possuem elevadores, geralmente os prédios acima de 3 ou 4 andares instalam elevadores para facilitar a locomoção dos moradores ou trabalhadores do local.
Geralmente, os prédios que possuem elevadores, demandam uma grande quantidade de descidas e subidas. O elevador é um transporte seguro, mas que precisa de manutenção.
Esse procedimento vai realizar um conjunto de atividades que irão monitorar o elevador e reparar as peças que precisam de conserto. Isso é fundamental para evitar travamentos ou acidentes com o uso do elevador.
É fundamental buscar por empresas de manutenção de elevadores para realizar a inspeção e revisões que, geralmente, são anualmente.
Inclusive, a legislação exige que uma etiqueta seja fixada na porta do elevador com a data da última manutenção. A equipe irá se atentar aos seguintes elementos:
- Os cabos de aço do elevador;
- O quadro de energia do prédio;
- Os quadros de comando do elevador;
- A porta;
- A própria cabina do elevador;
- As fitas seladoras;
- A velocidade do elevador;
- Os botões;
- Dentre outros.
Além da revisão anual, existem manutenções que podem ser feitas de forma mensal ou trimestral, e preventiva. No dia da revisão ou manutenção é importante avisar aos moradores sobre o elevador, para que eles não o utilizem.
Além disso, se os elevadores não funcionam por conta da revisão, é importante sinalizar as escadas e outros pontos do prédio. As chaves de energia do local também precisam estar desligadas para evitar acidentes, como por exemplo, choques elétricos.
Acima de tudo, é fundamental que a empresa contratada seja especializada para a realização do serviço, com experiência de mercado.
Proteção contra incêndios
Além de estar atento aos elevadores e seus funcionamentos, é fundamental que o prédio possua estrutura e equipamentos para combater um incêndio, princípio de incêndio ou evacuar o prédio em uma situação de emergia. Os prédios precisam ter escadas sinalizadas com portas corta-fogo para dar tempo de as pessoas saírem.
Além disso, é fundamental ter extintores espalhados em vários pontos do edifício. Algo que muita gente não sabe é que o extintor precisa ser recarregado.
A recarga de extintores de incêndio deve ser feita anualmente, com CO2, que é o gás carbônico. Além disso, a cada 6 meses, o equipamento precisa de inspeção. As mangueiras dos extintores também precisam ser verificadas, pelo menos a cada 05 anos.
Vale ressaltar que a recarga do extintor é uma obrigação exigida por lei e é dever do sindico faze-la. A empresa que for realizar a recarga precisa ser certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Outras formas de segurança
Além de se precaver contra incêndios, é importante estar atento à iluminação de emergencia, tanto no caso das escadas como corredores.
Como pode ocorrer panes elétricas na distribuição de energia, é recomendado que o prédio tenha um gerador de energia que possua capacidade de iluminar, ao menos, pontos críticos do condomínio por algumas horas, até que o quadro de energia se recomponha.
Além disso é importante que ocorra a instalação de alarme, no caso de segurança do prédio para quem acessa ao local. Muitas empresas possuem um sistema de monitoramento virtual, ou seja, a pessoa para aderir ao condomínio precisa se identificar, com documentação e ainda é necessário que haja liberação do morador do prédio.
É importante instalar câmeras de segurança e ter sistemas de alerta, para que em casos de irregularidade, uma central policial seja avisada.
Para manter um padrão de qualidade, desde o começo da construção ou reforma, invista em boas empresas de engenharia civil em SP.