imóvel

Vender um imóvel pode ser uma tarefa difícil, principalmente se o imóvel não estiver em boas condições. Algumas melhorias podem valorizá-los em até 15% na hora da venda, e, por isso, muitos proprietários optam pelos investimentos.

Para aumentar o número de potenciais compradores, ou, até mesmo, evitar desvalorizações com o passar do tempo, é necessário investir em reparos e benfeitorias.

Os proprietários precisam ter em mente que cada detalhe contribui para aumentar ou diminuir o valor do patrimônio, já que toda a estrutura costuma ser avaliada. Alguns cuidados básicos são:

  • A repintura do imóvel;
  • A troca de revestimentos antigos;
  • A reforma das instalações elétricas;
  • A limpeza e organização do imóvel.

Uma dica é procurar um especialista para avaliar o imóvel e contratar um profissional para guiar possíveis reformas. A consultoria pode apontar as soluções mais pertinentes, prevenindo gastos desnecessários e melhorando ainda mais o resultado. Entretanto, algumas mudanças são comuns nessas situações e agregam valor às construções.

Abrindo espaços em um imóvel

Antigamente, as construções tinham mais paredes e cômodos menores, já que a tendência era compartimentar os imóveis. Hoje em dia, as construções são mais abertas e isso faz com que, mesmo que sejam menores, elas pareçam mais amplas.

Apesar de ser uma mudança que requer investimento considerável, a abertura de espaços com a demolição de algumas paredes pode ajudar a valorizar casas e apartamentos mais antigos.

Uma boa ideia é ligar cozinha, sala de jantar e sala de estar, criando um ambiente mais integrado e informal. Também é possível integrar e aproveitar melhor a área externa ou jardim, substituindo paredes por janelas ou portas de vidro.

Cozinhas e banheiros

revestimento decorado para cozinha ou banheiro costuma seguir a moda e, por isso, pode delatar quanto tempo passou desde a última revitalização dos espaços. A ideia é modernizar esses cômodos, deixando-os com aspecto de novos.

Uma dica é investir em revestimentos mais simples e básicos, de cores neutras, que podem desvalorizar menos o imóvel com o passar do tempo.

Mobília

Muitos compradores preferem visitar casas vazias, com o objetivo de analisar melhor as condições da construção. Outros gostam de ver a casa ocupada e com mais vida.

De qualquer forma, um home planejado para sala pode acrescentar bastante valor aos espaços, desde que seja de qualidade, assim como outros móveis sob medida.

Como os móveis planejados são feitos especialmente para os ambientes fixos, visando o aproveitamento dos cômodos, são considerados partes integrantes dos imóveis.

Para os compradores, a grande vantagem é não se preocupar com a compra de armários. O mesmo acontece com a cozinha planejada.

Fachada impecável para um imóvel

A fachada é o cartão de visitas dos imóveis, primeiro aspecto a ser avaliado pelos visitantes. E é preciso que a aparência externa da casa seja tão valorizada quanto o interior.

Se houver sacadas, elas devem ser devidamente protegidas, assim como escadas. Uma ideia é a instalação de guarda corpo de vidro para escada ou sacada, que garante sofisticação e proteção.

Os portões e muros precisam estar limpos e bem pintados, atraindo e dando confiança ao possível comprador. Um jardim bem cuidado também chama a atenção e garante pontos positivos.

Instalações elétricas

O comprador pode achar uma vantagem dispor de um belo rack com painel planejado para colocar sua TV. Entretanto, de nada adianta se o imóvel não tiver instalações elétricas em boas condições para os equipamentos.

Uma recomendação diante da necessidade de refazer a fiação elétrica é aumentar a quantidade de pontos, atendendo à maior demanda de equipamentos eletrônicos, principalmente se o imóvel for antigo. Todo o quadro técnico também precisa ser avaliado, eliminando fios soltos ou expostos, entre outros problemas.

Organização e limpeza

A manutenção dos imóveis é essencial para a sua valorização, além de proporcionar atualizações que contribuem para o conforto e bem-estar dos ocupantes.

Mas além de extinguir defeitos e problemas dos imóveis, é preciso cuidar da limpeza e organização dos espaços antes de apresentá-los aos possíveis compradores.

Eles devem encontrar um local com paredes, móveis, pisos, janelas de madeira e portas limpos e bem cuidados. É preciso preparar o espaço, evitar odores e garantir um aspecto aconchegante.

Na visita de possíveis compradores, a primeira impressão sobre um imóvel e fundamental, e seguindo as dicas é possível garantir um primeiro contato positivo para a venda.