piscina

Ter uma piscina em casa é um dos maiores sonhos da maioria das pessoas. Já imaginou nos dias de calor como seria bom poder sair de seu próprio quarto e dar apenas alguns passos até chegar àquela água bem geladinha?

Ou melhor, pense o quão legal seria poder dar uma festa para todos os seus amigos e familiares e, ainda, usar a piscina para isso? Na época de festas de Natal e Ano Novo, por exemplo, você poderia ser um ótimo anfitrião.

Se você quiser viajar no final de ano, inclusive, é possível alugar sua casa para a temporada, pois nessa época são várias as pessoas que procuram aluguel de locais com piscina para poder comemorar.

Interessante, não? Aliás, se, futuramente, você tiver planos de vender a sua casa, ela terá muito mais valor agregado. São inúmeras as vantagens de possuir uma piscina em casa, porém algumas delas são as principais, como:

  • Poder se refrescar nos dias de calor;

  • Oferecer um maior espaço de convívio entre familiares e amigos;

  • Garantir que os filhos pequenos e jovens não saiam tanto de casa;

  • Valorização do imóvel;

  • Poder praticar atividades físicas diferentes.

Isso acontece porque as pessoas que vivem na mesma casa podem acabar ficando cada uma em seu cômodo e, às vezes, se reunir na sala ou para comer.

Com uma piscina, é provável que todos queiram ficar neste mesmo espaço, aumentando o contato e o convívio entre eles.

Com isso, quem tem filhos pode ter uma preocupação a menos. Em muitas ocasiões, ao invés de eles pensarem em passar o dia inteiro fora, eles podem ficar em casa relaxando na piscina.

Você pode incentivar que ele traga alguns amigos para que ele possa ter um convívio social sem grandes preocupações.

Outro ponto interessante é que a piscina serve não apenas para se refrescar, mas também para se exercitar. Ao invés de sair para fazer uma caminhada, por que não nadar? Obviamente é difícil aprender sozinho, mas é possível conciliar com algumas aulas e, depois, treinar por conta própria.

A construção de uma piscina

Ao invés de comprar piscinas de plástico, por que não investir na construção de uma? Ainda que seja mais trabalhoso, mais demorado e o custo seja bem mais elevado, o resultado final e o número de vantagens acaba compensando bastante.

Para construir uma piscina é necessário verificar o espaço que você tem disponível para definir a largura e a profundidade.

Depois que um engenheiro especialista fez toda a avaliação, será iniciado um processo de escavação. Ainda são instalados dutos de escape de água e realizado um serviço de impermeabilização, para evitar que a água transpasse para o solo.

É necessário escolher, inclusive, qual piso para piscina é o ideal. Em geral, são usados os de cerâmica ou porcelanato, pois eles possuem tecnologias que evitam que as pessoas escorreguem e ainda podem vir em diferentes cores e estilos que mais combinam com a sua casa.

Em geral, para o interior da piscina, são usados os pisos nas tonalidades azuladas, para que a piscina fique com aquele aspecto de água limpa, cristalina e azul.

Outro ponto para se pensar é a pedra para piscina. Geralmente instaladas no lado de fora, esta é uma ótima alternativa para o chão que fica ao redor do local.

As pedras possuem texturas menos lisas e conseguem absorver a água e não deixá-la acumulada. Com isso, o índice de quedas por conta do chão molhado é bem menor.

Manutenção

É necessário instalar uma bomba para piscina, pois ela será responsável pelo controle da água. Ela também irá filtrar as impurezas da água e, em alguns casos, promover o aquecimento.

É necessário tomar alguns cuidados com a manutenção da bomba para garantir que ela tenha alta durabilidade. A limpeza, por exemplo, deve ser feita periodicamente para evitar que as impurezas fiquem armazenadas em seu interior.

Além disso, a troca de água deve ser feita com certa regularidade. Mesmo com a limpeza, ela irá ficar cada vez mais suja.

Um caminhão pipa para encher piscina é uma boa alternativa, pois a água que vem dele é potável e filtrada, não havendo a necessidade de se preocupar com a sua qualidade. Ademais, o serviço é feito bem mais rápido que das outras maneiras de encher o local.