Vigas e chapas: a importância na construção civil
Quando o assunto é o segmento de construção civil, há uma série de produtos e soluções que se destacam, seja devido à sua substancialidade em relação a qualquer projeto, como vigas ou chapas, ou seja devido à sua popularidade no tocante às preferências de engenheiros e projetistas durante o avançar das várias etapas do empreendimento.
No universo dos ferros e aços, que inclui desde o aço carbono e o aço inox até uma simples barra de ferro ou chapa de aço, as vigas, as grades e as chapas se destacam em relação aos demais produtos e artigos do setor, conforme ficará mais claro adiante.
De fato, nos últimos anos, o Brasil passou por uma verdadeira revolução em termos de construção civil, engenharia e arquitetura de modo geral.
Esse avanço do mercado reflete não apenas em um crescimento vertiginoso na quantidade de obras espalhadas por todo o país, mas também nas novas tecnologias que provenientes de outros países mais experientes na área.
Sobre viga i
Qualquer obra civil, de casas e edifícios até pontes e viadutos, precisa de uma boa estruturação, a qual faz o estaqueamento e a escora da construção inteira.
A famosa viga i, também conhecida como viga perfil I (devido ao seu formato estrutural, quando visto lateralmente, que é o da letra I maiúscula), é uma das soluções mais populares e basilares do ramo.
Sua versatilidade se deve, em grande medida, ao fato de tratar-se de um material ao mesmo tempo resistente e leve (quando comparada, naturalmente, a outras estruturas metálicas; embora seja muito pesada por si mesma).
Além da resistência e leveza, também apresenta uma incrível facilidade de instalação e manuseio, uma vez que é constituída de partes unitárias e autônomas, e não complexas como ocorre com outras soluções estruturais.
Apesar de indicada para a construção civil, a viga i também tem suprido cada vez mais o mercado industrial, podendo compor uma série de funções dentro da arquitetônica de uma unidade fabril. Confira abaixo algumas das aplicações possíveis:
- No suporte de pilares e colunas;
- Na sustentação de vigas e lajes;
- Na elaboração de marquises e beirais;
- Na estruturação de mezaninos;
- Na preparação de logística industrial.
Sobre grade de piso
Além das vigas e colunas, as grades e chapas são essenciais para qualquer processo ou empreendimento próprio da área da construção civil e da engenharia.
A grade de piso é um dos recursos mais utilizados quando o assunto é acessibilidade fixa ou móvel em áreas de construção, uma vez que ela compõe partes de pisos e superfícies de locomoção de pessoas e máquinas.
Consulte a seguir alguns exemplos das suas aplicações mais comuns:
- Rampas de acesso a áreas elevadas;
- Canaletas industriais de drenagem;
- Passarelas fixas e estruturas metálicas;
- Degraus alargados de escadas amplas.
Uma das principais vantagens da grade de piso é que, além de ser um tipo de piso de altíssima resistência, ela permite um alto nível de vazão e escoamento de detritos, bem como um índice de passagem de ar e de som que nenhuma outra superfície oferece.
Isso, que pode parecer um detalhe, é indispensável em algumas situações, como no caso da engenharia civil.
Sobre chapa expandida
A chapa expandida, por sua vez, tem uma aplicação muito parecida com a da grade de piso, especialmente porque ela também é vazada e permite a passagem de som, luz e líquidos, mas tem uma gama maior de aplicações, por ser mais leve e ter uma formação de vazamentos diferenciada.
Veja abaixo alguns exemplos dessas aplicações diferenciadas:
- Na formação de carrocerias de caminhões;
- Na proteção de maquinário industrial;
- Na formação de carrocerias de contêineres;
- Na estruturação de grades de esquadrias.
Outra vantagem da chapa expandida é também um passo importante na sua fabricação e aplicação: trata-se do fato de ela ser customizável quanto ao desenho da malha, tanto no que concerne ao formato (o mais tradicional é o losangular) quanto no tamanho, o que define a distância entre as malhas e portanto o nível e intensidade do vazamento da peça.
Importante
Os cuidados devidos com as chapas expandidas e as grades de piso se estendem, naturalmente, às vigas e colunas citadas anteriormente. E não apenas: estendem-se para todo o setor de engenharia civil e construção como um todo.
De fato, há uma série de determinações e normas que devem ser assistidas em todas as etapas de cada projeto, tanto da parte de engenheiros e projetistas, quanto da parte de operadores e pedreiros que atuam no chão de obra.
A maioria dessas determinações são emitidas e atualizadas anualmente pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas.